Chega Figueira da Foz alerta para “estado lastimável” da EN109

O Grupo de Trabalho Concelhio Chega Figueira da Foz, em comunicado que se transcreve (assinado pelo coordenador Hermínio Martinho), alerta para “o problema que se arrasta há anos: a Estrada Nacional 109 que se encontra num estado lastimável entre a Freguesia do Carriço (concelho de Pombal, distrito de Leiria) e o concelho de Mira (distrito de Coimbra).
Esta estrada nacional é o único acesso à Zona Industrial a Sul da Figueira da Foz e aos dois complexos industriais celulósicos do concelho da Figueira da Foz: The Navigator Company – Complexo da Figueira da Foz e Celbi, SA, reconhecidos internacionalmente.
A referida estrada Nacional é também um meio de escoamento de produtos de e para o porto marítimo da Figueira da Foz. A Navigator exporta para 130 países, dos 5 continentes, tem um volume de negócios de mais de 350 milhões de euros e a Celbi que tem a melhor pasta de papel da Europa, com um volume de negócios também superiores a 350 milhões de euros. A maior parte da matéria-prima e exportações destas celuloses circulam na N109, tornando esta estrada uma mais-valia para a economia de toda a região e do país.
Não esquecendo que estas duas empresas, são as maiores do distrito de Coimbra. A passagem de viaturas de grande porte é constante, dia e noite, tanto para servir as celuloses, como as diversas zonas industriais dos diversos concelhos.
O Porto da Figueira ainda é um meio bastante utilizado para quem não quer utilizar as auto-estradas. Com a chegada do Verão, esta estrada serve as diversas praias ao longo da nossa vasta costa, o que a torna numa passagem incontornável para todos os veraneantes das nossas praias, aumentando fortemente o tráfego de pessoas e veículos. Também na margem sul do rio está inserido o Hospital Distrital da Figueira da Foz, que serve vários concelhos do distrito. Para chegar ao hospital não existem mais alternativas, sendo a única estrada nacional por onde podem ser encaminhadas as emergências e as centenas de milhar de utentes que este hospital serve. Sendo a Figueira da Foz uma zona piscatória, com um porto de pesca nacionalmente conhecido, também é através da N109, que é escoado o peixe, as conservas e o sal que aqui se produzem.
Com condições de piso tão irregulares e em tão mau estado, aumenta-se exponencialmente o risco para todos os utilizadores da N109. A sinistralidade corre o risco de aumentar devido às más condições rodoviárias desta via de circulação. É urgente que a IP - Infraestruturas de Portugal, faça uma intervenção de fundo na N109 e não só pequenos reparos e alterações pontuais, apenas em alguns pontos desta via, deixando toda a restante via em más condições, com elevado desgaste e deterioração, alterações bruscas de piso, desníveis transversais e longitudinais da via, alcatrão em mau estado, inexistência de bermas, má sinalização horizontal e mesmo falta de marcações visíveis em longos troços da mesma.
Conduzir à noite nesta via é um desafio muitas vezes perigoso. Em condições de nevoeiro, tanto de dia como de noite, é muito perigoso percorrer esta via, onde a marcação do traçado de sinalização é quase inexistente.
Chega de esperar, é hora de agir. O Grupo de Trabalho Concelhio Chega Figueira da Foz, propõe que seja feito o convite ao Presidente da República o ao Primeiro Ministro a visitar a Nacional 109 no concelho da Figueira da Foz”.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL