Deputados do PS visitam Comportas Maria da Mata no Alqueidão

Pedro Coimbra e Raquel Ferreira deslocaram-se às Comportas Maria da Mata no Alqueidão, construídas em 1944 e que “entraram em colapso, sendo uma importantíssima infraestrutura para o relevante sector agrícola naquela zona do Baixo Mondego”. 
Os deputados do Partido Socialista eleitos pelo círculo eleitoral de Coimbra, promoveram em 2023, na Assembleia da República, um Projeto de Resolução que foi aprovado e que recomendava ao Governo que proceda às diligências necessárias com vista à construção urgente de uma nova estrutura das comportas junto ao rio Pranto. 
Provisoriamente, foi construído ali um aterro e colocado um sistema provisório de dois tubos de 1500 mm, dotados de válvulas de maré, para substituir a função das comportas que existiam, de forma a permitir, assim, drenar os campos e impedir a entrada de água salgada. 
“Contudo, por se tratar de um sistema provisório e tendo em consideração que não é possível reparar as comportas antigas, importa, de uma vez por todas, que se proceda à construção de uma nova estrutura”, salientam os parlamentares afirmando ainda que “releva-se, no entanto, que a zona mais crítica dos campos em termos de salinidade se situa a jusante das comportas da Maria da Mata, onde existem as comportas do Alvo, que não têm condições para influenciar a percolação da água salina transportada pela praia-mar das marés”.
“As comportas do Alvo, situadas no leito do Rio Pranto, datam também da década de 1940, e a sua estrutura está algo degradada, sendo necessária igualmente a sua reparação antes que também colapsem”, dizem os deputados defendendo que “os campos agrícolas do Rio Pranto têm problemas estruturais que, possivelmente, só serão resolvidos com a obra do emparcelamento dos terrenos e do sistema de rega e enxugo”. Assim sendo, “a melhoria de estrutura fundiária em questão e a sua adaptação às obras de aproveitamento hidroagrícola, melhora as condições de exploração dos terrenos agrícolas e, desta forma, promove o desenvolvimento económico e social deste território”.
Segundo os deputados da Nação, “o último Governo do Partido Socialista, antes de cessar funções, garantiu junto da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) a elaboração do projeto e assegurou o financiamento através de verbas do Fundo Ambiental, cabendo agora à APA o lançamento do concurso público para a obra e a sua realização”. 
Segundo adianta a Federação de Coimbra do Partido Socialista (FC-PS), Pedro Coimbra e Raquel Ferreira comprometeram-se com os agricultores e com autarcas locais a fazerem as diligências necessárias junto do actual Governo e da APA no sentido de que “o investimento não fique esquecido e se concretize rapidamente”.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL