Governo prevê investir 26,8M€ no reforço dunar entre Cova-Gala e Costa de Lavos

No debate na especialidade do Orçamento de Estado para 2024 do passado dia 13, a deputada socialista figueirense, Raquel Ferreira, questionou o ministro do Ambiente e Acção Climática, Duarte Cordeiro, se finalmente iria constar do Orçamento de Estado para 2024 a obra de «Alimentação artificial de praia no troço costeiro a sul da Figueira da Foz (Cova-Gala – Costa de Lavos)», solicitando a confirmação do valor de investimento previsto e o ponto de situação da Declaração de Impacte Ambiental.
Raquel Ferreira considerou que “com este Orçamento se pretende assegurar um litoral ordenado e resiliente, bem como se pretende dar continuidade às acções tendentes à diminuição da exposição ao risco e ao reforço da robustez dos sistemas costeiros, visando a salvaguarda de pessoas e bens face aos riscos”.
Salientou ainda a deputada que “a erosão costeira é um assunto que nos é muito caro, é uma obra muito desejada, atento o facto de estarmos perante um troço com elevada erosão costeira”.
A resposta à deputada foi dada pelo secretário de Estado do Ambiente, Hugo Pires, que adiantou que o investimento previsto é de 26,8M€ e que o projecto tem Declaração de Impacte Ambiental aprovada.
Raquel Ferreira congratula o Governo pela obra e realça que “configura a maior intervenção de alimentação artificial de praia alguma vez realizada em Portugal” e sublinha “a redobrada satisfação por ver concluído positivamente todo o empenho pessoal que teve para que o Governo tivesse como prioridade este investimento, naquele que foi o empenho de todo o PS da Figueira da Foz”.
Para a parlamentar, “esta obra é essencial para a Figueira da Foz e constituirá um exemplo de boas práticas para outras intervenções no território nacional, na orla costeira”.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL