«Marina Engenheiro António Duarte Silva» vai ser inaugurada

A Câmara Municipal da Figueira da Foz inaugura o topónimo «Marina Engenheiro António Duarte Silva» no próximo dia 27 de janeiro, sexta-feira, pelas 15H00, junto à entrada norte deste equipamento que Duarte Silva inaugurou então nas funções de ministro do Mar.

António Duarte Silva nasceu na Figueira da Foz a 5 maio de 1941 e morreu a 1 de abril de 2011, à beira de completar 70 anos. Entre outros cargos, foi ministro da Agricultura e do Mar num dos Governos de Cavaco Silva (1994 e 1995), presidiu à Assembleia Municipal da Figueira da Foz entre 1998 e 2001 e foi presidente da Câmara Municipal, eleito pelo PSD, durante dois mandatos (2002 a 2009).

Recorde-se que a proposta da atribuição do nome teve início no primeiro mandato de João Ataíde (2009-2013) durante o qual o Partido Socialista fez uma proposta de dar o nome de Duarte Silva à renovada Ponte dos Arcos (sobre o braço sul do Rio Mondego) mas na altura a família do homenageado entendeu não ser este o local mais adequado.
No mandato camarário de Carlos Monteiro (PS) ficou então decidido fazer a homenagem que agora se vai concretizar também com a concordância do actual executivo camarário.

Três antigos presidentes da Câmara da Figueira da Foz, todos autarcas em democracia, têm o seu nome na zona ribeirinha da Figueira da Foz, junto ao rio Mondego: Aguiar de Carvalho na praça da Europa, em frente aos Paços do Concelho; Duarte Silva um pouco mais a oeste, na marina; e João Ataíde, na zona junto ao Forte de Santa Catarina, mais perto da praia.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL