Meio milhão de euros para o futuro Centro de Recolha e Tratamento Animal da Figueira da Foz

A Câmara Municipal da Figueira da Foz tem prevista a construção de um novo Centro de Recolha e Tratamento Animal Municipal, na freguesia de Ferreira-a-Nova. A obra, cujo projecto se encontra na fase das especialidades, representa um investimento de 500 mil euros.

Recentemente o vereador Miguel Pereira deu nota, em reunião de Câmara, do trabalho realizado no decorrer do ano 2020 pelo Serviço Veterinário Municipal (SVM), em particular na gestão do Centro de Recolha Animal da Figueira da Foz (CRAFF).
Miguel Pereira enalteceu “o esforço e dedicação do SVM nestas circunstâncias de pandemia” e salientou que pelo CRAFF passaram no ano transato 675 animais, dos quais 160 foram recolhidos na via pública (145 canídeos e 15 felídeos).
O autarca referiu que “apesar da taxa de abandono ter subido um pouco” o CRAFF entregou aos donos 68 animais (66 canídeos e 2 felídeos), foram adotados 53 animais e entregues a família de acolhimento temporário 279 (140 canídeos e 137 felídeos).
Relativamente à esterilização, Miguel Pereira frisou que, “apesar do esforço, não foi possível atingir o número que pressupúnhamos”, contudo foram efetuadas 251 esterilizações.
Há ainda a reportar a recolha de 192 animais acidentados, de 28 canídeos para efeitos de sequestro sanitário e o acolhimento de 129 animais (72 canídeos e 57 felídeos), entregues pelo detentor.
O Serviço Veterinário Municipal colaborou, também, na gestão da recolha e tratamento de animais marinhos arrojados na costa da área geográfica do concelho.
Para além da gestão do CRAFF, são várias as tarefas que incumbem ao SVM, nomeadamente a inspeção higio-sanitária e controlo de estabelecimentos que comercializam produtos de origem animal em geral e do PACE (Plano de Aprovação e Controle de Estabelecimentos) em particular (talhos); a captura e recolha de animais abandonados e /ou errantes no concelho; a gestão das adoções de animais, identificação animal (canídeos e felídeos) para adoção (alojados quer no CRAFF, quer na APAFF e GADAFF) e respetivos registos; campanhas de esterilização de canídeos do CRAFF e das Associações, seu controlo e respetivos registos; identificação de colónias felinas e coordenação das campanhas de esterilização e seu controlo; avaliação e procedimento administrativo de participações feitas pela PSP, GNR, SEPNA e Polícia Marítima gestão do tratamento de subprodutos animais (incineração de cadáveres de animais de companha); recolha de cadáveres de animais da via pública e de espaços públicos e privados, execução da campanha de vacinação antirrábica e de identificação electrónica de animais de companhia.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL