Município reforça parque automóvel para melhorar a capacidade de resposta da Saúde do concelho

No âmbito do processo de descentralização de competências no domínio da saúde, o Município da Figueira da Foz apresentou ontem, na Praça da Europa - Manuel Alfredo Aguiar de Carvalho, quatro viaturas elétricas. Adquiridas no âmbito de uma candidatura da Administração Regional de Saúde (ARS) Centro ao Plano de Recuperação e Resiliência, que, posteriormente, devido à extinção da ARS e à assunção de competências do município na área da saúde, passou para a tutela da autarquia, encontram-se alocadas às Unidades de Saúde Familiar (USF) da área do Município - USF Dolmen (Alhadas, Santana e Bom Sucesso); USF Salis + Figueira Sul; USF Buarcos - USF Claridade - USF Nautilus; USF S. Julião e Unidade de Saúde Pública, uma decisão que, de acordo com a vereadora da Saúde Olga Brás, foi decidida em “termos das necessidades em prestação de serviços ao nível domiciliário”.
As viaturas, todas com a mesma capacidade de transporte e as quais, de acordo com Olga Brás permitem um “apoio de maior qualidade e com outro tipo de cobertura”, representam um investimento de quase 150 mil euros que permitirá uma nova operacionalidade.
De referir que o Município tem vindo a assegurar os transportes para cuidados de saúde com recurso à prestação de serviços de táxi e a viaturas próprias, duas das quais afetas a 100 por cento à prestação deste serviço e adquiridas para o efeito através de candidatura apresentada pela CIM – Região de Coimbra.
Para além das viaturas agora ao serviço das USF, o município apresentou outras duas, alocadas ao projeto Radar Social, no valor de 306.730,84 euros, também ele candidatado e aprovado no âmbito do PRR, e que visa a georreferenciação de população vulnerável. O mesmo teve início em junho de 2024, conta com financiamento até 31 de março de 2026 e uma equipa de cinco técnicos superiores da área social. Estas duas viaturas representam um investimento municipal de cerca de 44.700,00 euros.
Olga Brás considera que todos estes investimentos “permitirão melhorar a capacidade de resposta e assegurar um apoio mais célere e eficiente às necessidades da população, em linha com os princípios da descentralização e do fortalecimento da coesão territorial.”
A autarca sublinha que a “autarquia da Figueira da Foz reafirma o seu compromisso em continuar a trabalhar em prol da saúde e do bem-estar dos seus munícipes, tirando partido das oportunidades que resultam de processos colaborativos e do financiamento estratégico disponibilizado pelo PRR”.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL