«Ninho dos Passarinhos» na posse do município figueirense por 50 anos

Teve lugar ontem, no átrio exterior da Casa da Criança Infanta D. Maria, a cerimónia de assinatura do contrato de comodato entre o Município da Figueira da Foz e a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM RC), para cedência do referido imóvel, conhecido por «Ninho dos passarinhos».
O documento foi assinado pelo presidente do Conselho Intermunicipal, Emílio Torrão - que se fez acompanhar do secretário executivo da CIM RC, Jorge Brito- e pelo presidente da Câmara da Figueira da Foz, Pedro Santana Lopes.
Com este contrato, o imóvel passa para a posse da autarquia, pelo período de 50 anos, estando previsto o seu uso para fins na área da acção social.
Emílio Torrão referiu que é para a CIM RC uma “honra dar este contributo para este projecto social e educativo na Figueira da Foz”, num espaço dedicado à educação “que todos nós apreciamos”, que é “icónico” e que Santana Lopes soube reconhecer desde a primeira hora.
O presidente do Conselho Intermunicipal manifestou especial apreço por Pedro Santana Lopes, por ser “insistente “e confiar na sua palavra, e salientou que “faz muito gosto” em poder contribuir para os desígnios do município em “honrar Bissaya Barreto” e o uso deste espaço.
Emílio Torrão disse que gosta que os municípios insistam com a CIM RC, pois é uma forma de poderem saber “concretizar mais e melhor para os nossos concelhos”.
Pedro Santana Lopes mostrou regozijo pelo facto de a assinatura deste contrato ser “motivo de satisfação para os figueirenses”. Foi um processo que deu muitas voltas, que exigiu algumas diligências junto do Governo, mas que conseguiu “trazer de volta “a Casa Infanta da Criança Infanta D. Maria à Figueira da Foz. “Hoje foi um passo, outros se seguirão” afiançou.
O edil deixou a promessa de trazer para o presente e futuro a memória que o edifício representa para os figueirenses.
A propósito da relação com a CIM RC o presidente da Câmara manifestou-se confiante na entidade, considerando que “estamos bem entregues em termos de liderança”, contudo mostrou alguma preocupação pelos tempos que vivemos, que considera não estarem fáceis “para decisões com lucidez e bom senso”. “Mas esta é cheia de lucidez e bom senso”.
Para além dos representantes das entidades outorgantes, marcaram presença na cerimónia o presidente da Assembleia Municipal, José Duarte; os vereadores do executivo Olga Brás e Manuel Domingues, o vereador eleito pelo PSD, Ricardo Silva; a presidente da Junta de Buarcos S. Julião, Rosa Batista; o ex-presidente da Câmara, Carlos Monteiro e várias chefias municipais e alguns munícipes.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL