Região: Renovação da Estação Coimbra B já tem projecto de execução aprovado

O executivo da Câmara Municipal de Coimbra aprovou o projecto de execução da empreitada de renovação da Estação Coimbra B, elaborado pela Infra-estruturas de Portugal. Uma “votação histórica”, classificou o presidente da CM Coimbra, Manuel Machado, acrescentando que este é um passo importante para a “modernização da porta da cidade”, integrada numa estratégia de mobilidade para a região, e que “pela primeira vez o Orçamento do Estado tem financiamento para esta operação”.
Uma obra que prevê a renovação substancial da estação e das suas instalações, a melhoria dos acessos viários e pedonais – incluindo passagem inferior para passageiros – e a integração plena com o Sistema de Mobilidade do Mondego e outros meios de transportes públicos e particulares, tornando esta infra-estrutura num complexo intermodal de Coimbra e região.
“O apeadeiro velho vai deixar de o ser”, salientou Manuel Machado. A Estação Coimbra B vai ser renovada e transformada num importante complexo intermodal para a região centro. A estimativa orçamental global da Infra-estruturas de Portugal é de 38,6 milhões de euros – estando aqui incluído o projecto de execução do troço Coimbra B – Portagem do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM), que também foi analisado e aprovado nesta reunião do executivo municipal.

A renovação substancial da Estação Coimbra B e das suas instalações terá em consideração a integração plena com a interface do MetroBus do Mondego, prevendo ainda a melhoria dos acessos viários e pedonais, incluindo passagem inferior para passageiros, escadas rolantes e elevadores, novas bilheteiras e salas de espera, áreas comerciais, sanitários, novas coberturas e a reformulação do layout ferroviário para acomodar os serviços que hoje vão a Coimbra A.

A CM Coimbra pretende aproveitar esta intervenção para aumentar a intermodalidade desta infra-estrutura, pelo que irá desencadear o desenvolvimento de um procedimento para a criação de uma gare intermodal, em substituição da gare da Av. Fernão de Magalhães, que permita retirar o trânsito dos veículos pesados de passageiros desta via central da cidade.
Prevista está ainda a criação de parques de estacionamento periféricos e novas acessibilidades à estação, designadamente uma ligação entre a Rua do Padrão e a Avenida Aeminium que permita a transposição da passagem de nível do canal do MetroBus, através de um cruzamento semaforizado.

 

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL