Vereadores do Partido Socialista reforçam “confiança nos profissionais de saúde do concelho”

Em comunicado que se transcreve na íntegra, os vereadores do Partido Socialista na Câmara Municipal da Figueira da Foz rejeitam recentes afirmações da vereadora Olga Brás sobre o panorama local dos centros de saúde e afirmam a "confiança nos profissionais de saúde do concelho”.

Comunicado
(…)
Na sequência das declarações públicas de uma vereadora do actual executivo camarário sobre o funcionamento dos centros de saúde do concelho, porque não nos revemos nesta estratégia de intervenção autárquica, nem no tom sensacionalista e alarmista, motivador de descrédito neste serviço essencial, os vereadores do Partido Socialista vêm clarificar algumas questões. 

Em primeiro lugar, queremos reforçar a nossa confiança nos profissionais de saúde do concelho. Destacamos que os Serviços de Cuidados de Saúde Primários, de um modo geral, têm vindo a prestar um serviço da maior relevância em todo este período de pandemia. Queremos também reconhecer o excelente trabalho e articulação que sempre foi possível estabelecer com o Coordenador dos Centros de Saúde do Baixo Mondego. Relembramos, em particular, o excelente trabalho efectuado por todas as entidades e profissionais envolvidos no incontornavelmente bem sucedido processo de vacinação, que, de forma unânime, foi reconhecido e louvado pela exemplar organização de que se revestiu. 

Num segundo ponto, porque conhecemos profundamente a realidade das Unidades de Saúde da Figueira da Foz, sabemos de algumas das suas fragilidades, estruturais e de funcionamento.  Com a consciência de que as mesmas poderiam representar um bloqueio ao exercício de um direito, que o Partido Socialista e o anterior executivo sempre assumiram como fundamental, o acesso universal à Saúde, a nossa acção, enquanto executivo camarário, foi sempre pautada por uma grande proactividade. Recordamos a intensa articulação da Câmara com as entidades regionais e nacionais, apelando à rápida resolução desses problemas. Mas, sobretudo, realçamos o contacto próximo e constante com as coordenações das unidades que permitiu, diariamente, solucionar situações de vária ordem, indo, muitas vezes, além daquelas que eram as competências do Município, na perspectiva de que o prioritário era o acesso dos figueirenses a cuidados de saúde de qualidade. Nesta senda, destacamos a construção de novos centros de saúde, assumida pelo Município e cofinanciada por fundos europeus, como são exemplo o Centro de Saúde das Alhadas, o Centro de Saúde Lavos e, mais recentemente, o Centro de Saúde da Marinha das Ondas. 

Num terceiro ponto, queremos relembrar que, exatamente porque tínhamos consciência, assente num conhecimento profundo, de que havia muito trabalho a fazer, essencialmente em termos de instalações e equipamentos, desde logo, manifestámos a intenção de assumir a transferência de competências nesta área, para, a exemplo do que foi feito na educação, e em articulação com os profissionais do SNS, podermos contribuir para ainda uma melhor prestação do Serviço Nacional de Saúde. Aqui queremos ainda dar nota pública de que evidenciámos, junto da Administração Local e Central, a nossa disponibilidade para alargar o âmbito das competências a transferir, tendo efectuado um extenso levantamento das necessidades e das prioridades de investimento nas várias unidades de saúde, devidamente articulado com as  entidades responsáveis, por forma a serem inscritas no próximo quadro comunitário e no Plano de Recuperação e Resiliência, a par de outras importantes estruturas, como a Unidade de Cuidados Paliativos, em parceria com o Hospital Distrital da Figueira da Foz. 

Por fim, manifestamos a nossa total disponibilidade para colaborar com o executivo camarário para, em diálogo com os serviços competentes, contribuirmos para a melhoria constante dos serviços de saúde no concelho.

Os vereadores do Partido Socialista na Câmara Municipal da Figueira da Foz
(…)

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL