“Os tempos que vivemos provam que o novo turista procura novos mercados” – diz Luís Araújo (presidente do Turismo de Portugal)

O Turismo Centro de Portugal (TCP) e o Turismo de Portugal, integrados no Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa de Turismo Industrial, organizaram hoje a 3.ª Webinar «Turismo Industrial em Portugal». A iniciativa, que decorreu de forma digital, foi transmitida em direto na página de Facebook do TCP com mais de 600 participantes a assistir.
O objectivo da sessão foi dar a conhecer a oferta de Turismo Industrial, em particular no Centro de Portugal, além de partilhar experiências nacionais e internacionais e estimular o desenvolvimento de programas turísticos passíveis de promoção.

"Nós que trabalhamos no turismo acreditamos que esta atividade irá ressurgir, tenhamos nós as condições sanitárias estabilizadas.
Queremos integrar nesta Rede Portuguesa de Turismo Industrial novas experiências, novos players, que possam evidenciar e mostrar processos industriais. O Centro de Portugal tem um grande potencial nesta área, com o vidro e cerâmica, a indústria de lanifícios, a metalomecânica, os plásticos, a indústria das duas rodas ou a indústria da extração mineral".
Rita Marques - secretária de Estado do Turismo

"A urgência da recuperação económica é um dos grandes desafios actuais que temos pela frente. Um desafio que é particularmente decisivo para o Centro de Portugal e para territórios de características idênticas, em que o desafio do crescimento e da coesão estão sempre presentes. O turismo industrial é uma grande resposta ao desafio da diversificação turística e do crescimento".
Pedro Machado - presidente do Turismo Centro de Portugal

"Entre 2010 e 2019, o número de hóspedes em Portugal duplicou de 13 milhões para 27 milhões e o número de dormidas de 37 milhões para 70 milhões. As receitas cresceram de 7 mil milhões de euros para 18,4 mil milhões. Foi o turismo que nos tirou da grave crise económica que Portugal estava a passar nessa altura. Veio a pandemia em 2020 e a situação ficou catastrófica. Mas não tenho dúvidas de que o turismo vai regressar com muita força".
Carlos Costa – moderador do Webinar e director do Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro

“Um destino turístico só é sustentável se tiver turismo o ano inteiro, ao longo de todo o território e com capacidade de sinergia com outras áreas, como neste caso a indústria. Assistimos hoje ao que é essencial para o sucesso deste tipo de produtos. Temos aqui uma oportunidade de ouro, os tempos que vivemos provam que o novo turista procura novos mercados, novas experiências e novos interesses e se há lugar ou região em que isto pode acontecer é na região Centro de Portugal".
Luís Araújo - presidente do Turismo de Portugal

O vídeo completo da webinar pode ser acedido em https://bit.ly/2ZSeRSo

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL