O Município de Mira recebeu terça-feira, dia 7 de novembro, o galardão Bandeira Verde ECOXXI 2023, que reconhece os municípios que atingiram os melhores índices ECOXXI de sustentabilidade municipal. A cerimónia de divulgação dos resultados ECOXXI 2023 decorreu no Centro de Congressos do Taguspark, em Oeiras.
Este ano participaram 66 municípios sendo a maior das participações nas 17 edições deste programa.
Mira, que obtém a Bandeira Verde pelo 4ª ano consecutivo, alcançou a melhor avaliação de sempre, com um índice ECOXXI 2023 de 78.2%, próximo do «Muito Bom».
Segundo o vereador do ambiente, Bruno Alcaide, a Bandeira Verde ECOXXI 2023 “é um estatuto que confere a Mira um reconhecimento e manifesto de quem não desiste do futuro e que coloca a sustentabilidade no centro das suas estratégias para o desenvolvimento local. Traduz um compromisso, e por isso, só posso estar muito satisfeito por conseguirmos, novamente e, com este resultado, a atribuição deste galardão”, agradecendo “o empenho e dedicação dos colaboradores” cuja participação foi fundamental para o resultado obtido.
O Município de Mira, foi também, o melhor no indicador «Mobilidade Sustentável», com uma pontuação de 92,1%, obtendo ainda, este ano, o «muito bom» (≥ 80.0%) nos indicadores «Promoção da Educação Ambiental/EDS por Iniciativa do Município» (83.9%), «Sustentabilidade em Zonas Balneares» (80.0%), «Transparência, Digitalização e Conectividade» (90.9%), «Combate às Alterações Climáticas» (87.0%) e «Conservação da Natureza (Biodiversidade e Geodiversidade)» (85.3%).
“Temos um compromisso com o ambiente e, esse compromisso traduz-se na sua conservação, preservação e cuidado agora, para que tenhamos um território mais sustentável amanhã. É um compromisso para que quem explora, vive, sente e visita Mira se sinta integrado e se reveja numa filosofia de boas práticas ambientais e sociais para a construção de um futuro mais verde”, finalizou o vereador Bruno Alcaide.
Inicie sessão
ou
registe-se
gratuitamente para comentar.
|
O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.
design by ID PORTUGAL