Alqueidão dinamiza projecto «Património Cultural – Um Alicerce na Construção do Futuro da Europa»

A Junta de Freguesia do Alqueidão encontra-se a desenvolver o projecto «Património Cultural – Um Alicerce na Construção do Futuro da Europa», financiado pelo Programa Europa para os Cidadãos.  
Trata-se de um projeto de Rede de Cidades, composto por um consórcio de 12 organizações e 11 países (Portugal, Grécia, Letónia, Itália, Hungria, Eslováquia, Lituânia, Malta, Espanha, França e Estónia), desenvolvido de 1 de março de 2021 a 30 de novembro de 2022.  
“O projecto visa a participação, aproximação e união de parceiros europeus, proporcionando a oportunidade de participar em actividades comuns, promovendo valores como a compreensão, tolerância e o respeito, contribuindo para o desenvolvimento de uma identidade europeia dinâmica e multifacetada”, adianta Clarisse Oliveira.
Segundo revela a presidente da Junta de Freguesia do Alqueidão, tem como “objectivo primordial estimular os participantes a questionarem-se sobre o valor universal que o Património Cultural tem para todos e a importância de o transmitir, considerando também o seu importante papel na construção do Futuro da Europa, reforçando o sentimento de pertença”.  
Entre outras actividades, o projecto prevê a organização de 5 eventos temáticos, envolvendo um total de 930 participantes europeus, tendo o primeiro evento lugar em Portugal, de 9 a 12 de setembro/2021, na cidade da Figueira da Foz – Freguesia do Alqueidão, ocorrendo os seguintes em Malta, Lituânia, Hungria e Espanha.  
Durante os 4 dias na Figueira da Foz, os participantes serão sensibilizados para a vital necessidade de preservação das identidades histórico-culturais europeias, numa vertente pró-activa de construção e elaboração de medidas políticas e sociais que promovam a sua preservação e acessibilidade, valorizando o importante papel das  ferramentas digitais neste âmbito, através de um programa de actividades que integrará conferências, apresentações de boas práticas, sessões de debate, oficinas de trabalho e visitas culturais.   
Estes eventos contarão com a presença de executivos municipais e de administração pública, decisores políticos e experts da sociedade civil dos 11 países participantes. 

Destaques:
 
Dia 10 – Apresentação oficial do projecto e do Programa Europa para os Cidadãos, às 10h00 no Museu Municipal Dr. Santos Rocha, contando com a presença da directora regional da Cultura do Centro, Suzana Menezes, com o presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Carlos Monteiro e com a presidente da Junta de Freguesia do Alqueidão, Clarisse Oliveira; 

Dia 10 – Conferência «Tecnologias Digitais e Património Cultural Móvel», pelas 10h30 com a presença de Suzana Menezes e da coordenadora do Museu P.O.R.O.S., Ana Valadas;

Dia 10 - Apresentação de Boas Práticas «Comunicação Digital do Museu e Equipamentos Culturais” – Departamento de Cultura da Câmara Municipal da Figueira da Foz, pelas 15h, no Quartel da Imagem; 

Dia 11 – Recepção na Junta de Freguesia às 10h00, com a presença de representantes de cada colectividade/associação/escuteiros.
Assinatura do «Pacto da Amizade» às 10h30 na Casa do Povo do Alqueidão com actuação da Filarmónica do Alqueidão e, no final, pequena actuação do grupo de dança «Style Dance».
Almoço-convívio na Associação de Calvete, com uma pequena actuação do Rancho Rosas de Calvete.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL