António Durão é um dos 280 «leading teachers» da Europa

Neste momento o concelho da Figueira da Foz tem um elemento dedicado a colocar no mapa europeu o projecto de código.
António Durão é um dos 280 «leading teachers», de 38 países, que este ano vai ajudar a dinamizar em toda a Europa um projecto de código intitulado «Europe Code Week».
Segundo explica ao Figueira Na Hora António Durão, “ontem já registei a actividade no mapa do projecto e só há nove em Portugal (oito em Lisboa e um aqui, o nosso)”.
O processo obedece ao modelo de voluntariado, onde os proponentes, para serem aceites como «leading teacher», têm de passar por uma fase de candidatura (que já terminou) e selecção onde conta para progressão do processo o currículo individual, ou seja, o que cada um representa e o que já realizou para mudar o mundo nesta área, de forma a poder ser aceite como representantes oficial deste projecto.
“A minha missão aqui para Portugal e para a Figueira da Foz é colocar 1.000 alunos a codificar nesse período, de 5 a 20 de outubro”, pelo que, revela, “irei reunir atempadamente com todas as entidades ligadas à Educação, incluindo a presidência da Câmara Municipal da Figueira da Foz e motivar toda a comunidade para esta questão”.
E neste particular, da colaboração institucional, António Durão abre um parêntesis para explicar que “sei que o Dr. Carlos Monteiro (presidente) tem total abertura para as questões tecnológicas e isto é algo que pode da vantagens competitivas ao concelho a vários níveis. Há vários projectos nesta área que podem ser implementados. Já há no país vários casos de cidades que estão a apostar nesta área. O festival de robótica foi em Gondomar e recebeu lá largas centenas de estudantes e professores e deu um mediatismo brutal à cidade”.
Por outro lado, salienta, “o Fundão tem uma edilidade que aposta fortíssimo no digital e na programação e tem o IGNITE. Na Páscoa centenas de estudantes de todo o país rumam ao Fundão. Setúbal tem o E-Tech, outro evento altamente mediático. Nós temos aqui uma Escola Profissional que apostou agora no novo curso técnico-profissional de Programador/a Informática e temos todas as condições para virmos a ter um centro de desenvolvimento de competências digitais e projectos para a área da educação”.
A concluir, refere que “temos vantagens competitivas e comparativas. Eu estou ligado agora ao CodeWeek e espero ser um dos grandes dinamizadores aqui em Portugal. Conseguindo ter mais de 1000 alunos com projectos registados podemos ter, enquanto cidade, um certificado de «excelência» nessa área e certamente que começaremos a ser notados”.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL