«As gentes da minha Terra» pela arte de Carlos Moço

No passado dia 14 de novembro o Figueira da Foz Toastmasters club (FFTC) promoveu uma sessão especial online, intitulada «As gentes da minha Terra», que contou com a presença de Carlos Moço, professor e ceramista figueirense.
O programa da sessão contou com quatro momentos: discursos preparados, entrevista ao professor Carlos Moço, discursos de improviso e discursos de avaliação.
O tema desafiou a primeira oradora dos discursos preparados, Cristina Matos, a fazer um resumo da sua experiência no FFTC, recordando as primeiras sessões Toastmasters na Cidade da Figueira da Foz, os ciclos de conferências organizados ao longo dos cinco anos de existência do clube e revivendo projectos como o «Youth Leadership» (que permite os alunos do ensino básico contactarem com os valores da Toastmasters Internacional).
A segunda oradora, Adriana Jesus, falou da «Côte d′Azur Portuguesa», mostrando que existem muitas semelhanças entre a região francesa banhada pelo mar mediterrâneo, Provence-Alpes-Côte d’Azur, e a cidade da Figueira da Foz.
O convidado especial da sessão, Carlos Moço, falou sobre as suas raízes e sobre uma das suas principais fontes de inspirações dos seus trabalhos, a sua terra Natal. Recordou que nasceu em Buarcos numa época onde teve oportunidade de observar a pesca artesanal e a construção de botes de pesca. A certa altura da sua vida sentiu a necessidade de representar os costumes e as gentes (peixeiras, pescadores, …) que fizeram parte da sua meninice. Para além dos costumes e das gentes da sua terra natal, também gosta muito de fazer presépios.
Durante a entrevista realizada por Maria Manuela Marques, Carlos Moço confessou ainda que, para além do barro, gosta muito de trabalhar outros materiais com a pedra e os metais.
Nesta sessão, os membros Toastmaster tiveram oportunidade de desenvolver competências na área da comunicação em público e liderança, tais como confiança em palco, discursar de improviso para uma plateia, avaliar o desempenho dos outros construtivamente, escuta activa, gestão de tempo, entre outras.
O Figueira da Foz Toastmasters Club reúne-se quinzenalmente aos sábados às 15h30. Neste momento atípico, as sessões do clube são exclusivamente online. As próximas sessões estão agendadas para 28 de novembro e 12 de dezembro.
Informações sobre o trabalho desenvolvido pelo Figueira da Foz Toastmasters Club e agenda das sessões clicando aqui.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL