Bruno Paixão apresenta romance «Os trinta nomes de Deus» na Magenta

Dia 9 de outubro, às 18h30, Bruno Paixão apresenta na Magenta – Associação dos Artistas pela Arte, o seu romance «Os Trinta Nomes de Deus».
Um momento literário que contará ainda com a presença de Sandra Matias (bookstagramer e dinamizadora do Clube de Leitura da Figueira da Foz), Dulce Menezes (presidente da Magenta) e António Russo (moderador). A entrada é livre.

Imagine um Jesus nascido nesta era, criança curiosa e filha de mãe solteira, praticante de uma fé que se afigura ambígua.
Fustigado pela avó Mohrt e pelos líderes religiosos, Ahmin Hamdan vive inquieto. Um dia, o mulá-diretor, depois de lhe negar o acesso aos «livros de ciências», açoita-o com perguntas que acabarão por lhe mudar a vida: «Sabe quem eu sou? Sabe sequer quem você é?» Sedento de respostas, Ahmin parte com o avô numa longa jornada espiritual. Ao longo da caminhada, vai encontrando personagens marcantes, como o analfabetista, o desequilibrista de circo, o nómada do rio ou o Inefável Mestre Moshe e as suas quatro mulheres.
Durante a peregrinação, Ahmin vai juntando seguidores – entre eles, Bah, uma mulher por quem se apaixona. A viagem levanta as grandes perguntas que o Homem faz desde os primórdios da civilização: quem somos? Quando morremos, para onde vamos? Se Deus é criador de tudo, criou também o mal? Pode Deus estar em todo o lado? Se Deus criou o Universo, o que fazia antes de o criar? Deus ri?
Este romance desconcertante e inspirador procura criar pontes onde tantas vezes só existem muralhas, convidando-nos a sair da esfera do mundano e a refletir sobre as grandes questões da existência.

Perfil
Bruno Paixão nasceu em Coimbra, em novembro de 1975.
Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de Coimbra, é professor do ensino superior e investigador.
Foi jornalista, cronista regular na imprensa e autor dos livros de crónicas Prime Time is my Time (2017) e Fake Time is not my Time (2021), para além de outros de âmbito académico.
É ativista cultural, foi membro da direção da Associação Portuguesa Para o Estudo da Propriedade Intelectual e fundador da publicação universitária de defesa dos Direitos Humanos Enviado Especial.
«Os trinta nomes de Deus» é o seu segundo romance, depois de «Os segredos de Juvenal Papisco», obra vencedora do Prémio Literário Luís Miguel Rocha 2021 e finalista do Prémio Livro do Ano Bertrand, na categoria de Ficção Lusófona.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL