Caminhada pela Rota das Salinas e visita ao Núcleo Museológico do Sal

Dia 24 de julho - Hora de início: 09h30
Local de encontro: Núcleo Museológico do Sal, Armazéns de Lavos

Inscrições obrigatórias via formulário aqui.

Recomendações: Deve levar água, um reforço alimentar leve (à base de sandes e fruta).
Recomenda-se vestuário e calçado adequado à caminhadas e às condições climatéricas do dia.
Recomenda-se que, quem quiser e tiver, leve uma câmara fotográfica e binóculos.

Este é um percurso circular de rara beleza natural, que se desenvolve no estuário do Mondego, entre salinas seculares e tanques de pisciculturas, um extraordinário museu vivo para os amantes da natureza e das artes relacionadas com a cultura do sal.
Ao longo da salina merece destaque o denominado “sal verde”, conhecido localmente por “cachelro”, materializado na salicórnia, planta halófita, que cresce espontaneamente na salina, acompanhada por outras espécies caraterísticas do sapal, como a gramata-branca, a espergulária, gramata, malmequer-do-sapal, junco-das-esteiras e os botões-de-latão, uma planta exótica com caráter invasor destes habitats.
A bordejar os canais surgem a tamargueira e, no leito, as fitas e a morraça.
O percurso segue para o Observatório de Aves, através do qual se podem observar aves limícolas e marinhas. Segue depois até ao rio Pranto, último afluente do Mondego que nasce no vizinho distrito de Leiria, por esteios e talhões dos quais se podem avistar, entre outros aspetos de interesse, a cidade da Figueira da Foz, a ponte Edgar Cardoso (construída em 1982) e o Moinho das Doze Pedras (moinho de marés datado do séc. XVIII). A parte final do percurso ladeia diversos viveiros de piscicultura.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL