«Chouriço» - A história de um ouriço muito assustadiço

Este é um conto infantil, para crianças com idades compreendidas entre os 5/6 e os dez anos, que pretende ensinar a prática de Mindfulness/Atenção Plena e, em particular, a magia de prestar atenção à respiração.
Da autoria de Tânia d’Oliveira, psicóloga, escritora, criadora do projecto «A atenção plena chega à escola», conta com ilustrações de Helena Roso e um guião de meditação transformado em áudio por João Pimentel.
“Trata-se de um projecto inovador que visa oferecer histórias infantis e meditações guiadas a crianças, de modo a promover o seu bem estar e qualidade de vida”, revela ao Figueira Na Hora Tânia d’Oliveira para quem este livro “pretende ser uma referência na educação e na psicologia infantil, dotando as crianças e os seus pais de ferramentas promotoras da saúde mental”.
As instruções, que constam do guião de meditação que integra o livro, podem ser aplicadas junto de crianças mais velhas, adolescentes ou adultos familiarizados com um nível inicial de meditação mindfulness. Este guião está disponível em áudio, que será disponibilizado mediante envio de email para a autora (geracaomindfulness20@gmail.com).
O livro inclui ainda um conjunto de dicas úteis para pais/educadores, de modo a que estes possam ajudar as crianças no treino regular da atenção plena.
A pública apresentação desta obra com assinatura de figueirenses está pensada, contudo a data, local e modelo estão condicionados pelas regras de segurança impostas pela pandemia causada pelo COVID-19.
Para informações ou reservas: email geracaomindfulness20@gmail.com ou 932 926 440.

Mindfulness – o que é (por Tânia d’Oliveira)

O Mindfulness é uma prática mental que ajuda a prestar atenção ao momento presente, tal como ele é, e a apreciá-lo, plenamente e sem julgamentos. É estar atento ao que acontece, aqui e agora. É observar os pensamentos, sentimentos, sensações corporais e o que nos rodeia, através de uma lente bondosa e compassiva.

Como ajuda as crianças

Quando passamos a prestar atenção ao que acontece no presente, podemos aprender a lidar com as experiências positivas e negativas das nossas vidas, com mais calma. Podemos aprender, também, a tomar melhores decisões.
Quando observamos os nossos pensamentos e sentimentos, podemos responder-lhes de um modo mais equilibrado, sem ferir os nossos sentimentos ou os dos outros. O Mindfulness ajuda-nos a controlar a nossa reactividade, permitindo-nos criar um espaço entre as nossas emoções e as nossas acções.

Benefícios

Melhor saúde e sono; Mais calma e paciência; Maior atenção e foco; Menor stress e ansiedade; Melhor resolução de problemas; Melhor auto-regulação; Maior compaixão e bondade; Relações mais fortes & Maior apreciação pela vida.

O Mindfulness parece ser um super-poder...e é! Mas é preciso praticar, muito! Quanto mais praticamos, mais podemos ser naturalmente Mindful nas nossas vidas diárias. É, um pouco, como aprender a tocar piano...de cada vez que treinamos, passamos a tocar um bocadinho melhor.

Conselhos aos pais/educadores

• Para ensinar Mindfulness às crianças, comece com a sua própria prática. As crianças aprendem observando o que os adultos fazem;
• Comece por exercícios simples de respiração – pode usar o guião que faz parte deste livro;
• Introduza exercícios Mindfulness quando as coisas estão calmas;
• Realize actividades Mindfulness em família e divirta-se, em conjunto com as pessoas que lhe são queridas;
• Mantenha os exercícios simples e curtos...isso favorece uma melhor resposta por parte das crianças, principalmente no começo;
• Comece devagar e evolua, a partir daí;
• Se, no início, as crianças estiverem irrequietas ou se mostrarem desconforto, incentive-as, gentilmente, sem obrigar.
• Tente praticar em casa, com regularidade e estabeleça um curto período de tempo, no início;
• Se as coisas não correrem como planeou, não tem mal, continue a tentar.
• Não force a criança: respeite o seu tempo, ritmo e vontade;
• Lembre-se: É importante que a experiência seja agradável e que constitua um momento de alegria e de bem estar!

(Foto: Helena Roso, João Pimentel e Tânia d’Oliveira)

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL