Coimbra e Figueira recebe acções de prevenção e segurança públicas

O Comando Distrital de Coimbra da Polícia de Segurança Pública e a Direcção de Serviços da Região Centro da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DSRC/DGEstE) vão realizar um conjunto de acções formativas/(in)formativas sobre temas de prevenção e segurança públicas, com a colaboração dos municípios de Coimbra e Figueira da Foz, junto de encarregados de educação, docentes e não docentes de mais de meia centena de estabelecimentos de ensino básico e secundário.
A iniciativa, intitulada «A Prevenção na comunidade escolar - encarregados de educação, docentes e não docentes», foi já apresentada às direcções dos agrupamentos e escolas não agrupadas envolvidas.
A implementação deste conjunto de acções de formação/informação e sensibilização insere-se no Plano Estratégico do Comando Distrital de Coimbra 2022-2024, que tem como missão trabalhar em prol de uma sociedade segura, tranquila e sustentável.
O comandante Distrital da Polícia de Segurança Pública de Coimbra, superintendente Rui Filipe Coelho de Moura, afirmou que “considerando a excelente parceria existente no âmbito do programa Escola Segura”, o objectivo da iniciativa «A Prevenção na comunidade escolar» é “alargar o conceito a um público mais abrangente – encarregados de educação, professores e funcionários – e desmistificar e simplificar conceitos de segurança, de modo a acompanhar melhor o percurso dos jovens, apoiando-os dentro e fora do meio escolar” mas, para tal, conclui, “é necessário apostar na literacia em segurança”.
Por sua vez, a delegada regional de Educação do Centro, Cristina Fernandes de Oliveira, salientou “a importância de envolver os diversos agentes que integram a comunidade escolar, fornecendo formação e informação sobre temas tão pertinentes nas sociedades actuais, adequando os conteúdos aos diferentes públicos”.
Ao longo das acções previstas, que deverão arrancar no próximo ano lectivo, vão ser abordados temas como denúncia, queixa ou participação em contexto escolar, bullying, comportamentos aditivos, violência (maus tratos e violência no namoro), cibersegurança, crimes contra a reserva da vida privada, gravações e fotografias ilícitas, prevenção rodoviária, entre outros.
No total, serão abrangidos 62 estabelecimentos de ensino básico e secundário, da área de responsabilidade da PSP de Coimbra e Figueira da Foz.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL