HDFF assinala o Dia Mundial da Esclerose Múltipla com a criação de um canteiro/horta terapêutica

O tema do dia Mundial da Esclerose Múltipla 2020-2023 é «Conexões», centrando-se na conexão com o próprio, na comunidade e conexões a cuidados de qualidade, desafiando barreiras sociais que conduzem ao isolamento. Neste sentido, a equipa do Serviço de Medicina Física e Reabilitação (MFR) do Hospital Distrital da Figueira da Foz (HDFF) criou um canteiro/horta terapêutica na área exterior do ginásio de fisioterapia com o objectivo de diversificar e integrar outras abordagens e planos de tratamento proporcionados aos utentes.
Ao estimular o cuidar de um projecto em crescimento, prevê-se contrariar o estigma instalado que associa este tipo de patologias à perda progressiva, e algum desinvestimento social.
“Os benefícios associados a este projeto são abrangentes e diversificados. Num momento em que nos deparamos com um crescente de doenças crónicas, degenerativas, patologias de neuro-desenvolvimento e um aumento de população geriátrica, surge a necessidade de associar os benefícios motores e cognitivos (mobilidade, coordenação, equilíbrio, destreza manual, controle motor, sequenciação de tarefas entre outras) a actividades funcionais e da vida diária, envolventes e contínuas e com impacto direto a nível do bem-estar psico-emocional, tão frequentemente debilitado na referida população”, refere a fisioterapeuta Maria José Caceiro.
“Vários estudos demonstram que o contato com a natureza reduz os níveis de stress, baixando a pressão arterial, proporciona uma sensação de conforto e estabilidade psicológica, melhorando o estado de humor, faftores esses percursores do envolvimento motivacional na intervenção terapêutica (fisioterapia e terapia da fala) e o cuidar da horta terapêutica  prevê a participação dos utentes em actividades, facilitadas por um terapeuta, que permita apoiar os objectivos do plano de reabilitação (fisioterapia e terapia da fala), e simultaneamente cultivar o sentimento de bem-estar e contribuir no cuidado e crescimento de algo em contínuo”, acrescentou ainda a fisioterapeuta.
Perante este enquadramento, e no contexto do Dia Mundial da Esclerose Múltipla, dia que apesar de ser direccionado para a sensibilização desta patologia, pretende celebrar a solidariedade global e a esperança no futuro, a equipa do Serviço de MFR, quis assinalar a data com a inauguração do canteiro, simbolicamente “aberto” por dois utentes, com o objectivo de configurar nesta patologia a representatividade de tantas outras condições supra descritas.
A estrutura foi preparada utilizando paletes, respeitando um funcionamento coerente com a ecologia e a economia circular, funcionamento esse suportado e incentivado por esta organização.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL