O projeto «Hospital + Verde & + Sustentável», da Unidade Local de Saúde do Baixo Mondego (ULSBM), destacou-se como vencedor na categoria de «Melhor Poster» na 17.ª Edição do Prémio de Boas Práticas em Saúde. A iniciativa foi liderada pelo Grupo de sustentabilidade ambiental da ULSBM.
O Encontro da 17ª Edição do Prémio de Boas Práticas em Saúde, realizado, ontem, dia 27 de novembro, em Lisboa, destacou a importância da inovação e excelência no setor da saúde em Portugal.
O prémio reconhece anualmente projetos que promovem a qualidade, a eficiência e a inovação no setor. O reconhecimento do projeto «Hospital + Verde & + Sustentável» sublinha a importância de integrar a responsabilidade ambiental nas políticas e práticas de saúde, contribuindo para um futuro mais sustentável e saudável para todos.
O projeto introduziu um conjunto de medidas concretas que promovem a gestão ecológica dos recursos hospitalares e o envolvimento da comunidade. Entre as ações desenvolvidas, destacam-se:
Instalação de ecopontos para a recolha seletiva de resíduos de plástico, cartão e papel, pilhas e baterias, bem como vidro, em todos os serviços da unidade hospitalar;
Recolha de restos alimentares não consumidos pelos doentes e profissionais na cozinha hospitalar, que são posteriormente enviados para compostagem;
Plantio de mais de 400 árvores em colaboração com a comunidade, numa iniciativa de voluntariado apoiada por uma empresa do concelho da Figueira da Foz. Esta ação não só reforçou os espaços verdes circundantes do hospital, como também contribuiu para a captação de carbono, a fixação dos solos e a proteção contra a erosão provocada pelo vento marítimo.
Inicie sessão
ou
registe-se
gratuitamente para comentar.
|
O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.
design by ID PORTUGAL