Ontem, dia 23 de novembro, José Maria Bessone, antigo aluno do Conservatório de Música David de Sousa (CMDS), realizou uma performance que foi muito além do talento pianístico que já lhe é reconhecido, realizando um concerto comentado onde revelou não só a sua capacidade técnica e artística, mas também o profundo conhecimento que tem pelo instrumento, pelas peças executadas e a paixão pela sua arte.
José Maria não se limitou a tocar, contextualizou cada peça, explicando a história e a tipologia das obras escolhidas e fez pequenas demonstrações no piano que ajudaram todos a entender melhor as nuances da sua interpretação. Para além disso, partilhou estratégias de estudo que têm sido valiosas no seu próprio percurso e que irão contribuir para o percurso dos alunos do CMDS, incentivando-os a aprofundar o seu entendimento e a praticar de forma mais eficaz.
Quem quiser escutar o José Maria Bessone poderá fazê-lo já no próximo dia 29 de novembro, no Auditório Madalena Biscaia Perdigão.
José Maria Bessone foi aluno no CMDS obtendo, nessa qualidade, alguns prémios. Concluiu recentemente a Licenciatura em Música da Escola Superior de Música de Lisboa, estudando piano com Artur Pizarro e Paulo Pacheco, cravo e baixo contínuo com Elizabeth Joyé e Improvisação ao Órgão com António Esteireiro.
Participou em masterclasses com artistas renomados nestas várias áreas e integrou diversas formações de música de câmara. Tem-se apresentado em concerto em Portugal e no estrangeiro, além de atuações transmitidas ao vivo para a rádio. Frequentou nos últimos dois anos a classe de Direção de Orquestra do maestro Jean-Marc Burfin.
Inicie sessão
ou
registe-se
gratuitamente para comentar.
|
O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.
design by ID PORTUGAL