A comunidade portuguesa radicada no Luxemburgo - e em particular a que tem ligação à Figueira da Foz – já por diversas vezes mostrou ser solidária com os que mais precisam de ajuda.
Duarte Silva, bombeiro no Luxemburgo e natural de Maiorca, mesmo à distância não ficou indiferente à situação de incêndios que lavram em Portugal e decidiu mobilizar portugueses e luxemburgueses no sentido de apoiar as diversas corporações de bombeiros e todos os que combatem as chamas.
“É com grande alegria e satisfação que após várias horas de esforço e dedicação finalmente conseguimos encontrar uma solução para a organização da recolha de materiais e alimentos destinados aos bombeiros portugueses”, explica adiantando que para esse efeito foi assim reservada uma sala numa escola, na comuna de Diekirch. Duarte Silva estará pessoalmente a receber todas as ofertas a partir das 6h da manhã até às 18h00 deste sábado.
“Este é um momento muito especial para mim, pois consegui, com muita determinação, organizar este projeto que tem como objetivo principal apoiar os nossos bombeiros no combate aos incêndios. Agora, só falta o passo mais importante: vocês”, diz este maiorquense numa mensagem dirigida à comunidade.
“Apelo a todos que partilhem esta iniciativa ao máximo e que se juntem a nós, contribuindo com o que puderem: garrafas de água, roupa, comida para animais, bolachas, bebidas energéticas e qualquer outro item que possa ser útil para os bombeiros. Tudo será bem-vindo e fará a diferença para quem está na linha da frente”, salienta Duarte Silva deixando “um profundo agradecimento” às empresas Transportes Mikael Cardoso e TJS TRansportadora Júlio Seabra, “sem as quais nada disto seria possível. O seu apoio incondicional tem sido fundamental para o sucesso desta iniciativa”.
E de igual forma, Duarte Silva faz um “sincero agradecimento” aos Escoteiros de Maiorca – Grupo 271 que “têm trabalhado arduamente para apoiar esta causa”. Dulcínia Roque é o elo de ligação entre este movimento solidário que aproxima Luxemburgo a todas e todos que se encontram ainda na linha da frente deste combate contra as chamas e salvaguarda de pessoas e bens. A dirigente escotista irá coordenar o processo de triagem e distribuição que poderá vir a contar com o apoio logístico de instituições locais.
Os pormenores ainda estão a ser finalizados mas pelo que conseguimos apurar junto de Duarte Silva, o material deverá ser recebido pelos Escoteiros de Maiorca na Escola Primária de Santo Amaro que os farão chegar não só aos bombeiros do concelho da Figueira da Foz mas também de diversos outros pontos, como Coimbra e Aveiro.
Segundo Duarte Silva, sábado próximo parte do Luxemburgo em direcção a Maiorca uma primeira viatura com os bens mais urgentes, sendo que posteriormente a referida transportadora fará a entrega do restante material, o que deverá acontecer no final da próxima semana.
Mais informações poderão ser consultadas através da página que Duarte Silva criou para esta movimento solidário ou através dos Escoteiros de Maiorca-Grupo 271.
Inicie sessão
ou
registe-se
gratuitamente para comentar.
|
O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.
design by ID PORTUGAL