Mais de meio milhar de visitantes no Palácio Sotto Maior

Em 2018, a Sociedade Figueira Praia e a Pó de Saber – Cultura e Património juntaram-se para abrir ao público as portas de um dos mais icónicos edifícios da cidade: o Palácio Sotto Maior.
O programa que, até aqui vinha sendo realizado entre junho e agosto, teve em 2024 o seu início antecipado para as sextas-feiras e sábados dos meses de abril e maio.
Os dias mais amenos – mas também os mais chuvosos – levaram ao edifício das Belas Artes francesas um total 659 visitantes de diversas idades, proveniências e nacionalidades.
O programa dividiu-se, como habitualmente, em duas vertentes: para o público em geral, uma visita orientada pela arquitectura e pelas obras de arte da colecção da casa de Joaquim e Madalena Sotto Maior; para o público infantojuvenil, uma exploração viva do que pode se ver, fazer e aprender num Palácio onde cada detalhe conta uma história encantadora. Destas visitas participaram 220 crianças provenientes do Centro Escolar de São Julião/Tavarede, da EB1 das Abadias e da EB1 de Regalheiras.
No dia 4 de maio, em meio às celebrações do 25 de Abril e do 1.º Maio, as visitas guiadas foram dedicadas a conhecer o «Palácio entre Revoluções»: com o fim do conflito franco-prussiano de 1870-1871 a ditar uma arquitectura feliz, celebratória, vê-se a casa da família Sotto Maior ser construída através da Implantação da República (1910) e da I Guerra Mundial (1914-1918) e sentir todas as transformações nas modas, usos e costumes da vida da família.
A Revolução dos Cravos trouxe a derradeira mudança, que ainda hoje se honra: a musealização e criação do programa de descoberta do Palácio Sotto Maior pelo professor José Pires de Azevedo que, nos anos 80, promoveu a sua abertura ao público.
Durante o mês de maio, prosseguem as visitas guiadas às 6.ª feiras e sábados, com as manhãs de 6.ª feira dedicadas exclusivamente ao público escolar. Os pedidos de informação e reservas podem ser feitos através do email podesaber.patrimonio@gmail.com.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL