Marktest estudou hábitos dos portugueses face às redes sociais

«Os Portugueses e as Redes Sociais» é um estudo realizado pela Marktest, com o objectivo de conhecer índices de notoriedade, utilização, opinião e hábitos dos portugueses face às redes sociais.
As redes sociais são hoje um "ponto de encontro" importante não apenas para os indivíduos como para as marcas que, de forma rápida, envolvente e dinâmica podem interagir com os seus consumidores. São um instrumento imprescindível de marketing e comunicação das marcas.
Foi para conhecer melhor a relação que os portugueses têm com as redes sociais e com as marcas aí presentes que o Grupo Marktest lançou em 2011 o estudo «Os Portugueses e as Redes Sociais» e que em 2021 apresenta a sua 11ª edição.
O estudo procura conhecer os hábitos dos utilizadores de redes sociais, as redes que conhecem e mais utilizam, as funcionalidades que mais valorizam, a frequência com que acedes e com que publicam informação, assim como o tempo que lhes dedicam ou os equipamentos que utilizam para lhes aceder.
O estudo aprofunda também a relação que os portugueses estabelecem com as marcas, empresas e figuras públicas presentes nestas plataformas (que motivações têm, interações que mantêm, influência de seguir marcas nas redes sociais, conteúdos mais apreciados …).
O hábito de ver vídeos nas redes sociais, fazer compras ou recordação de publicidade nessas plataformas são outras áreas sobre as quais o estudo permite obter respostas.
Para a realização deste estudo, utilizou-se uma base de 800 entrevistas, realizadas online durante entre 1 e 14 de julho de 2021. A amostra é estratificada por Região Marktest, sendo proporcional à população que constitui o universo, de acordo com as variáveis género e idade

Sabia que entre os utilizadores de redes sociais…

Twitch e Telegram foram as redes que mais cresceram em penetração no último ano?

Facebook foi a rede com maior taxa de abandono?

O número de redes sociais onde os portugueses têm conta mais que duplicou em 10 anos?

70% recordam ter visto publicidade nas redes sociais?

Mais de um terço dos utilizadores já fez compras nas redes sociais?

Mais de metade dos utilizadores segue figuras públicas nas redes sociais?

Tendências 2011-2021
Em 2021 a Marktest apresenta a primeira edição da análise «Redes Sociais - Tendências 2011-2021», para acompanhar a evolução do uso e opiniões dos portugueses face às redes sociais na última década.
Uma análise longitudinal de evidente interesse académico mas também para que as agências e anunciantes conheçam o histórico deste fenómeno para melhor preparar as estratégias de futuro.
Trata-se de um relatório em Pdf com a análise gráfica evolutiva dos principais indicadores recolhidos pelo estudo ao longo dos últimos 10 anos, acompanhado de um ficheiro Excel com os valores aí representados.

Para acesso completo ao estudo, clicar aqui.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL