Rendas das casas em Portugal aumentam 5,1% num ano. Na Figueira da Foz aumentam 6,2%

  • Preços disparam em Coimbra, subiram 11% num ano
  • No caso particular da Figueira da Foz, em outubro o preço do m2 foi 9,0€, uma evolução de +3,2% em relação a setembro deste ano e quando comparado com idêntico período de 2023, a evolução foi de +6,2%.
  • Arrendamento em Lisboa ficou 5,3% mais caro e no Porto 6,1%
  • Arrendar casa ficou mais barato em Aveiro (-1,4%)

Os preços das casas para arrendar em Portugal aumentaram 5,1% em outubro face ao mesmo mês no ano anterior. Segundo o índice de preços do idealista, arrendar casa tinha um custo de 16,1 euros por metro quadrado (euros/m2) no final do mês de outubro deste ano, tendo em conta o valor mediano. Já em relação à variação trimestral, as rendas das casas desceram 1,5%.
No caso particular da Figueira da Foz, em outubro o preço do m2 foi 9,0€, uma evolução de +3,2% em relação a setembro deste ano e quando comparado com idêntico período de 2023, a evolução foi de +6,2%.

Castelo Branco é a cidade mais económica e Lisboa a mais cara
O preço das casas para arrendar subiram num ano em Coimbra (11%), Funchal (10,9%), Viseu (10,3%), Braga (9,9%), Santarém (6,9%), Porto (6,1%), Lisboa (5,3%), Setúbal (4,3%), Castelo Branco (1,8%) e Viana do Castelo (1,1%). Já em Leiria, os preços das casas mantiveram-se estáveis. Por outro lado, em Évora as casas para arrendar ficaram 3,6% mais baratas, seguida por Aveiro (-1,4%).
Lisboa continua a ser a cidade onde é mais caro arrendar casa: 22 euros/m2. Porto (17,5 euros/m2) e Funchal (15,2 euros/m2) ocupam o segundo e terceiro lugares, respetivamente. Seguem-se Setúbal (12 euros/m2), Aveiro (11,4 euros/m2), Évora (11,3 euros/m2) e Coimbra (11,2 euros/m2).
Já as cidades mais económicas são Castelo Branco (6,6 euros/m2), Viseu (7 euros/m2), Leiria (8 euros/m2), Viana do Castelo (8,1 euros/m2), Santarém (8,3 euros/m2) e Braga (9,5 euros/m2).

Índice de preços imobiliários do idealista
Para a realização do índice de preços imobiliários do idealista, são analisados ??os preços de oferta (com base nos metros quadrados construídos) publicados pelos anunciantes do idealista. São eliminados da estatística anúncios atípicos e com preços fora de mercado.
Inclui-se ainda a tipologia "moradias unifamiliares" e descartam-se todos os anúncios que se encontram na base de dados da idealista e que estão há algum tempo sem qualquer tipo de interação pelos utilizadores. O resultado final é obtido através da mediana de todos os anúncios válidos de cada mercado.

Para consulta por distrito, concelho ou freguesia, clicar em https://www.idealista.pt/media/relatorios-preco-habitacao/arrendamento/.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL