Suzy Guerra no EuroStarz 2022

A figueirense Suzy Guerra é uma das cantoras que participará no «EuroStarz in Concert», um dos mais icónicos eventos de Verão.
A 6.ª edição acontece dia 13 de agosto em The Water Rats, Londres (Inglaterra), perto de King’s Cross.
O Caras Direitas foi o primeiro palco para Suzy Guerra tendo, entretanto, actuado em muitos outros na Europa, Dubai e EUA.

Susana Guerra nasceu na Figueira da Foz e desde muito cedo demonstrou grande prazer em cantar. Actuou pela primeira em palco, quando tinha 6 anos de idade, no Cineteatro Caras Direitas, em Buarcos.
Ainda muito jovem mudou-se para Lisboa onde começou a cantar com os Onda Choc, grupo infanto-juvenil de grande sucesso. Susana também deu voz ao primeiro tema de abertura da série de televisão infanto-juvenil «Uma Aventura».
No Natal de 1999 colabora com Os Anjos no tema «Nesta Noite Branca», que aparece na reedição do álbum «Ficarei» e nessa altura é escolhida para interpretar o genérico de «Uma Aventura», série da SIC.
O seu primeiro disco, «Vida», foi lançado em 2001, contando com a participação de João Portugal e integra o espectáculo musical «Portugal 3001», ao lado de Fernando Pereira, no Casino de Espinho.
Este foi um ponto de partida para que entre 2002 e 2003 se tornasse numa das vozes principais no elenco de «My Fair Lady», o musical de Filipe La Feria, galardoado com o Globo de Ouro para Melhor Espectáculo do Ano. Suzy interpreta Sally e era a 3.ª Elisa Doolittle, a personagem principal de toda a trama.
O seu talento, aliado à vontade de experimentar novos registos, rendeu-lhe um convite para ser uma das cantoras principais do álbum da banda Mysticos, formação de canto gregoriano.
Suzy Guerra decidiu então viajar para os Estados Unidos da América onde integrou vários espectáculos de teatro de música. Voltou a Portugal em 2009 e integrou de imediato o elenco do musical «Alice e a Magia do Natal», produzido exclusivamente para o evento «Óbidos – Vila Natal», ao lado de nomes como Ricardo Soler, Helena Vieira, Luís Jardim, Bernardo Gavina e Beatriz Costa.
Em 2010 apresentou o tema «Candyland», na compilação «Summer Jam 2010», que a levou, novamente, aos palcos nacionais.
Actuou ao vivo como cantora ao lado de nomes como DJ Diego Miranda, DJ Rita Mendes, entre outros. Surgiu assim a oportunidade de trabalhar com o DJ Kourosh (DJ Revelação 2008) e com o DJ Disimmon (Miguel Simões).
A sua vontade de experimentar novas influências musicais e evoluir artisticamente levou-a, em 2013, para o Dubai onde se manteve até receber o convite para participar no Festival da RTP da Canção.
Em 2014 venceu o Festival RTP da Canção com o tema «Quero Ser Tua» (da autoria de Emanuel) com o qual representou Portugal, nesse ano, no Festival Eurovisão da Canção, em Copenhaga, na Dinamarca. Ali, foi considerada uma das divas deste evento mundial e foi eleita «Miss Congeniality», o que dei início ao movimento «Suzymania».
O Festival da Canção levou-a a realizar concertos em Amsterdão, Londres, Madrid, Hamburgo, Berlim, Copenhaga, Helsínquia, Viena, Veneza e Colónia, entre outras grandes cidades europeias.
Ainda nesse ano foi convidada para ser Rainha do Carnaval de Buarcos – Figueira da Foz e integrou, com espectáculos nos coliseus de Lisboa e Porto, o elenco musical de Henrique Feist, ombreando com nomes como Lúcia Moniz, FF, Vanessa Silva e Rui Andrade.
Em 2015 foi a única cantora internacional convidada a integrar o evento protocolar do lançamento do primeiro e único Airbus 350 do Mundo, pela Qatar Airways. Ainda nesse ano participou no evento Miss Mundo Brasil e Mister Brasil 2015 em Florianópolis, na Macao International Trate and Investmente Fair e na comemoração dos 70 anos da UNICEF.
Em 2017 apresentou e cantou no palco principal do maior evento LGBTI do mundo, o World Pride Madrid e Euro Pride Madrid e, nos últimos tempos, tem sido a vocalista principal em prestigiados eventos internacionais como a Volvo Ocean Race, a Audi Gala, os Prémios do Turismo Português, entre muitos outros.
Em 2021 foi jurada de uma das maiores produções televisivas de Portugal, o All Together Now, na TVI.
Em novembro de 2021 lançou o tema «Higher» que, revela, “nos fala sobre transformação, sobre superar obstáculos, sobre olhar profundamente para nós mesmos e tudo o que experimentamos e fizemos, e sobre de onde viemos e onde queremos estar. «Higher» nos ajuda a entender que sempre há tempo para recomeçar, para «nos encontrar» e entender quem realmente somos”.
Neste tema toda a sua expressão vocal e interpretação são fiéis às letras e músicas criadas especificamente para ela pelo compositor Daren Cartwright.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL