«Temas de Arqueologia» aborda «O achado de Maiorca: um naufrágio romano-republicano do século II a.C.»

Flávio Imperial foi o orador convidado da terceira, da série de quatro conferências sobre «Temas de Arqueologia» que durante abril e maio, animam as tardes de quarta-feira do Museu Municipal Santos Rocha.
O arqueólogo da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, onde se encontra a trabalhar desde 1997, dissertou sobre as obras de abertura do troço do I.P.3 que ligou Santa Olaia à Figueira da Foz, em 1992, que não contou com acompanhamento arqueológico e onde foram recolhidos vários fragmentos cerâmicos, de importação itálica a maior parte, os quais levam a crer, pela localização e profundidade a que foram encontrados, estar-se perante os vestígios de um naufrágio de uma embarcação romano-republicana, com uma cronologia (140-130 a.C.) que a deve relacionar com as campanhas militares de Decimus Junius Brutus (138-137 a.C.) e a conquista romana do Ocidente Peninsular.

 

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL