ULSBM integra projecto europeu PREDISC

O projecto europeu PreDisc é um programa transnacional, entre profissionais de Saúde de França, Portugal, Andorra e Espanha, co-financiada por fundos FEDER através do programa INTERREG SUDOE que tem o objectivo de prevenir a incapacidade das pessoas muito idosas, promovendo a actividade física regular durante e após os períodos de hospitalização.
Os parceiros do projecto PreDisc, do qual o Hospital Distrital da Figueira da Foz - ULSBM (Unidade Local de Saúde do Baixo Mondego) faz parte, reuniram-se, em março, no Centro de investigação biomédica Navarrabiomed, para dar início a esta iniciativa de cooperação do espaço sudoeste europeu que apoia o desenvolvimento regional através do co-financiamento de projectos transnacionais por intermédio do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).
O programa assenta na necessidade de prescrição de um programa de exercícios personalizado durante a hospitalização e a sua continuação depois da alta com o objetivo de prevenir a incapacidade dos seniores. O programa inclui também um ensaio clínico multicentrico para gerar evidencia científica e promover a integração destes programas na prática clínica habitual.
O consorcio do projecto liderado pelo Navarrabiomed - Fundação Miguel Servet no qual o Hospital Distrital da Figueira da Foz-ULSBM faz parte conta ainda com a participação do Instituto de Investigação Sanitária de Navarra, Cuidados de Saúde Primários dos Serviços de Saúde de Navarro, Universidade de Deusto, Centro Hospitalar e Universitário de Toulouse - Polo de Geriatria, Serviço de Saúde de Andorra e com o apoio de nove organismos públicos e privados do sudoeste europeu.
O ministro eegional da Saúde do Governo de Navarra, Fernando Domínguez, presidiu ao evento de lançamento do PreDisc, e aproveitando a presença dos parceiros em Pamplona foi ainda organizada uma visita ao serviço de Geriatria do Hospital Universitário de Navarra para observação do modelo navarro de apoio aos seniores hospitalizados.
Predisc tem o foco da sua acção também na promoção de um envelhecimento activo, com o objectivo de reduzir as idas ao hospital.
A ULS do Baixo Mondego “tem uma equipa da unidade hospitalar e dos cuidados de Saúde primários motivada e com grandes expectativas nos resultados promissores deste estudo clínico, sendo o projecto conduzido pelo Centro de Investigação Clínica do Hospital Distrital da Figueira da Foz (CIC2Fs) que tem desempenhado um papel indispensável na promoção e gestão das atividades de investigação clínica”, explica fonte hospitalar.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL