Programa Eco-Escolas: Figueira da Foz na «Rota dos 20»

A iniciativa «Rota Eco-Escolas», coordenada pela Associação Bandeira Azul (ABAE) | Programa Eco-Escolas, integra-se no tema mobilidade sustentável e visa alertar a comunidade escolar para a importância de uma mobilidade mais segura, sustentável, eficiente e inclusiva, através do envolvimento das crianças e jovens, professores, assistentes e auxiliares, encarregados de educação e município.

Aproximando-se a comemoração dos 20 anos da Eco-Escolas em Portugal a Rota Eco-Escolas transforma-se na «Rota dos 20», tendo como ambição chegar a todas e cada uma das Eco-Escolas em Portugal colocando o enfoque na mobilidade sustentável e na participação activa das crianças e jovens na procura e proposta de soluções. Decorre simultaneamente em 20 regiões (os 18 distritos do continente e as duas regiões autónomas) e iniciou-se simbolicamente a 22 de abril de 2015 – o Dia da Terra e Dia Internacional de Ação Eco-Schools. Tem a duração necessária para que os testemunhos passem em todas as escolas que queiram participar, prevendo-se que esteja concluída no final de 2016.

Para a concretização da Rota é fundamental a participação dos municípios que agilizam a nível local a passagem de testemunhos entre as suas Eco-Escolas, tendo ainda como missão articular com os concelhos vizinhos a actividade. Por outro lado e uma vez que um dos objectivos será receber as sugestões das escolas do concelho para uma mobilidade mais sustentável, o município compromete-se ao aderir à Rota dos 20, a concretizar pelo menos uma acção conducente à melhoria das condições de segurança e sustentabilidade da mobilidade no seu concelho. As escolas assumem por outro lado a responsabilidade de sugerir medidas concretas a ser aplicadas na região onde se insere escola.

A Câmara Municipal da Figueira da Foz ao participar nesta actividade, lançou o repto às 14 Eco-Escolas do concelho ( EB 2,3 Infante D. Pedro; EB 2,3 Dr. João de Barros; EB1 Viso; EB1 Abadias; EB1 Centro Escolar S. Julião/Tavarede; EB1 Rui Martins; EB1/JI Gala; Jardim Infância de Caceira; Jardim de Infância Conde Ferreira; A Colcheia; Casa da Criança; Colégio de Quiaios; INTEP; EPFF), participando todas na Rota dos 20.
Assim, no próximo dia 24 de novembro, o município da Figueira da Foz receberá os testemunhos (pergaminho, bandeira da rota, livro das escolas, livro dos municípios) do município de Soure, e até dia 22 de janeiro de 2016 os testemunhos passarão por todas as Eco-Escolas do concelho. A 25 de janeiro de 2016, o município da Figueira da Foz agilizará a entrega dos testemunhos ao município de Montemor-o-Velho.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL