O Conservatório de Música David de Sousa, que integra valências do ensino pré-escolar e 1.º ciclo e cursos do ensino Artístico Especializado da Música, da Dança e do Teatro, está a afirmar-se como pioneiro a nível nacional na aposta contínua em formação em Neurociência aplicada ao ensino e à aprendizagem.
Todos os anos, os seus colaboradores recebem formação especializada que lhes permite alinhar práticas pedagógicas com o que a ciência demonstra ser mais eficaz para potenciar a aprendizagem. Este ano, para além da formação em Neurociência aplicada à Educação, com os formadores Alfredo Leite, Sara Ferreira, Daniela Guerra e Cristina Loureiro, entre os dias 11 a 15 de setembro, todos os colaboradores tiveram também acesso à formação em Primeiros Socorros Psicológicos, ministrada por Eduardo Joanes entre 1 e 8 de setembro - uma iniciativa que reforça a capacidade da comunidade educativa em responder de forma consciente, empática e cientificamente fundamentada a situações de crise emocional.
Os resultados da linha orientadora Neurocientífica que o Conservatório tem adoptado desde 2018 têm sido evidentes: redução significativa das desistências, forte melhoria do clima organizacional e um aumento notável da ligação dos alunos ao seu próprio autoconhecimento e percurso académico. Se é com o cérebro que se aprende, então é fundamental compreender como é que ele funciona e como aprende de forma mais eficaz - esta aprendizagem reforça a diferença entre ser um professor razoável e ser um comunicador de alta performance que potencia cada um dos alunos nas suas singularidades. É um caminho que se constrói ao longo dos anos porque implica aprendizagens profundas ao nível da estrutura pensamentosa, do comportamento e da neurolinguística diária em todos os contextos de interacção.
Em 2025, a formação envolve 53 colaboradores com o objectivo de capacitar toda a equipa educativa para tornar a escola num espaço onde a ciência e a pedagogia caminham lado a lado, promovendo um ensino inovador, positivamente transformador e humano.
Inicie sessão
ou
registe-se
gratuitamente para comentar.
|
O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.
design by ID PORTUGAL