Outubro Rosa: «Que nunca te falte um candeeiro»

Uma ideia comunitária
para uma cidade solidária,
com todas as mulheres
com cancro da mama.

O «Outubro Rosa» é um movimento internacional de conscientização que ocorre anualmente durante o mês de outubro e que tem por objetivo alertar as mulheres e a sociedade em geral sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do cancro de mama, entre outros.
O diagnóstico precoce é o maior aliado para o tratamento bem-sucedido dessas doenças e o «Outubro Rosa» é fundamental para vincar essa mensagem e salvar vidas.
A Goltz de Carvalho, através do grupo «JUNTAS» (de ajuda mútua de mulheres) reforça este movimento que abraçou há vários anos e lança o desafio «Que nunca te falte um candeeiro».

(…)
O OUTUBRO está a chegar.
Sabemos todos que este é pintado de rosa e carrega, em todos os seus dias, significados e histórias de mulheres que passaram, ou passam pelo cancro de mama. Algumas já não estão entre nós, mas são eternas no nosso coração.
Vamos então a mais um desafio?

OS OBJETIVOS
1 - Fazer uma exposição de arte comunitária, numa galeria a céu aberto, num espaço público, onde todos possam aceder, admirar, interagir, ver o seu trabalho exposto. Perpetuar o momento com uma fotografia carregada de solidariedade, natureza e alertas.

2 - Convidar a cidade e as suas pessoas a participar com a sua arte. Instituições públicas e particulares, comércio, pessoas anónimas. Todas as pessoas. Todas as idades.

3 - Homenagear as mulheres que morreram com cancro, oferecendo a arte de todos os figueirenses e não só. Peças que foram elaboradas com o pensamento nelas.

4 - Refletir sobre a prevenção contra o cancro junto a adolescentes, adultos e idosos.

5 - Demonstrar amor a todas as mulheres que estão a viver a história do cancro, oferecendo o seu contributo. O seu trabalho, o da família, o dos vizinhos, o dos colegas de profissão, entre outros.

6 - Promover encontros de sensibilização entre Instituições, grupos organizados de pessoas ou pessoas anónimas junto da galeria a céu aberto.

O GRANDE DESAFIO
Oferecer luz a todas as mulheres que tropeçam no cancro.

ATIVIDADE
Elaborar trinta candeeiros em croché, macramé ou outro material em linha.

COMO PARTICIPAR
Elaborar quadrados, circunferências ou bolas em crochê/macramé. O tamanho dos trabalhos fica ao critério de cada pessoa.
Todos os trabalhos devem ser em qualquer tom de cor de rosa. As lãs/fios podem ser as mais baratas. Podem utilizar algum fio em tom branco, mas pouco. Não se pode utilizar plástico, tecidos ou acessórios. As crianças e adolescentes podem fazer pompons.

QUEM CONSTRÓI OS CANDEEIROS?
A «JUNTAS» - grupo de ajuda mútua de mulheres que sabem muito bem o que é ter cancro, residentes na Figueira da Foz. A coordenação deste projeto está a cargo do artista plástico Ed Freitas.
Assim como enfrentamos o cancro também vamos enfrentar o desafio de juntar todos os trabalhos anónimos e elaborar candeeiros lindos e todos diferentes.
À noite, qualquer pessoa poderá contemplar a luz e o amor e tantos outros sentimentos.

PRAZO DE ENTREGA DOS TRABALHOS
22 de outubro de 2025.

ONDE POSSO ENTREGAR OS TRABALHOS
Edifício Goltz de Carvalho (junto à Varina, em Buarcos) ou nas Pastelarias Dionísio. Caso seja necessário também recolhemos os trabalhos em local a combinar.

ONDE SERÁ A GALERIA COMUNITÁRIA, a céu aberto?
A definir

CAMPANHA DE ANGARIAÇÃO DE BOLAS DE NATAL VELHAS OU ESTRAGADAS
Se tem bolas de Natal em casa, de qualquer tamanho, estragadas, velhas ou não utiliza, nós damos uma nova vida. Podem ser utilizadas neste projeto.
Local de entrega – Goltz de Carvalho ou outro local a combinar.

DÚVIDAS? Goltz de Carvalho 969850433

PARTICIPE. Em família, na escola, nas instituições, nos grupos organizados, entre vizinhos ou de forma individual.
Já agora, sabia que o mês de outubro também é mês de combate ao tráfico de seres humanos; mês do sorriso; mês de luta contra o AVC e mês de luta da erradicação da pobreza?

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL