O Município da Figueira da Foz promoveu ontem, dia 6 de outubro, por ocasião do 10.º aniversário do naufrágio do arrastão «Olívia Ribau», uma homenagem aos cinco tripulantes falecidos na tragédia: Rui Gonçalves, Américo Tarralheira, Adriano Comboio, Joaquim Comboio e António Mendonça.
A cerimónia teve lugar pelas 16h00, no Molhe Norte da Barra da Figueira da Foz e, para além do descerramento da placa de homenagem aos pescadores falecidos, incluiu um “momento de memória e oração” pelo padre Orlando Carrasqueira e ainda o cumprimento de um minuto de silêncio.
Marcaram presença, para além de diversos familiares e amigos dos pescadores falecidos no naufrágio, os presidentes da Câmara e Assembleia municipais, Pedro Santana Lopes e José Duarte Pereira, respetivamente; Carlos Santos «Chapas»; a deputada à Assembleia da República, Ana Oliveira; diversos autarcas; entidades civis e militares, assim como as guardas de honra dos Bombeiros Sapadores e dos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz.
Breve, sem pompa nem alarde, como era intenção do Município, a cerimónia foi marcada pela memória, respeito, emoção e saudade.
O presidente da Câmara Municipal, parco em palavras, expressou apenas a vontade de “que todos saibamos cumprir o nosso dever e os nossos deveres, para que não mais possa acontecer uma tragédia tão grande a uma distância tão pequena de quem queria salvar aqueles que dela foram vítimas”.
Foto: CMFF
Inicie sessão
ou
registe-se
gratuitamente para comentar.
|
O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.
design by ID PORTUGAL