«Entre a realidade e o mito: o vinho Figueira no século XIX» foi o tema da investigação que habilita Paulo F. Pereira a explicar o dinamismo e a dimensão da produção e exportação de vinhos na Figueira da Foz e que foi ponto de partida para uma palestra organizada pelo Rotary Club Figueira da Foz (RCFF), na Assembleia Figueirense.
Nesse século a produção figueirense recebeu muitas medalhas e menções honrosas como um dos melhores vinhos do mundo.
Que fatores permitiram a valorização do vinho Figueira neste século, de que categoria de vinho se tratava, quem o comerciava localmente, como se exportava e para onde, foram algumas questões abordadas pelo orador.
Esta conversa-rotary terminou com muitas perguntas ao orador e onde foi também evocada a memória de José Mendonça, já falecido, um dos últimos produtores de vinho do concelho, com a marca «Quinta dos Cozinheiros».
Perfil
Paulo F. Pereira é profissional com mais de 30 anos de experiência no setor da hotelaria, restauração e bebidas, distinguindo-se como formador e por 12 internacionalizações como jurado em competições nacionais e internacionais na área da hospitalidade.
É fundador e criador da marca Amicis Smoth & Dry Gin, atuando como destilador e embaixador da marca. Exerce, desde 2014, funções de expert no WorldSkills Portugal, representando o país em campeonatos europeus e mundiais.
É formador e consultor em restauração, criação de cartas de bar e vinhos, enogastronomia e organização de eventos. Entre outra formação, profissional e académica, possui o curso de sommelier e o mestrado em Alimentação: Fontes, Cultura e Sociedade, pela Faculdade de letras da Universidade de Coimbra.
Inicie sessão
ou
registe-se
gratuitamente para comentar.
|
O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.
design by ID PORTUGAL