Figueirense Ana Simões Baltazar promovida a oficial-general

O Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, general Joaquim Borrego, presidiu dia 10 de janeiro, no Estado-Maior da Força Aérea, em Alfragide, à cerimónia de promoção de nove oficiais-generais.
Na cerimónia foram promovidos a major-general os brigadeiros-generais Rui Ferreira e David Gaspar e a brigadeiro-general os coronéis Fernando Costa, João Gonçalves, André Batista, José Chambel, António Marcos, João Nogueira e a coronel Ana Baltazar, a primeira engenheira e a terceira mulher na história da Força Aérea a ser promovida a Oficial-General.
A brigadeiro-general, figueirense (Tavarede), Ana Rita Simões Baltazar, ingressou na Força Aérea em 1991. Uma vez licenciada em Ciências Militares Aeronáuticas - Engenharia Aeronáutica (Força Aérea), foi promovida a Alferes em 1996.
Em 2007 frequentou o Estado-Maior Conjunto, em 2009 tornou-se mestre em Estudos da Paz e da Guerra - Novas Relações Internacionais e desde 2012 é doutoranda em Gestão na Universidade Técnica de Lisboa - ISEG onde é investigadora na área do erro humano e erro organizacional.
Ao longo dos anos, frequentou diversos cursos na NATO SCHOOL, um programa de executivos da Universidade Católica e duas pós-graduações.
Entre os trabalhos publicados destaca-se a coautoria no livro «A Transformação do Poder Aeroespacial: Tendências internacionais e as operações expedicionárias da Força» da Fronteira do Caos”, em 2013.
Iniciou a sua carreira a desempenhar funções no Gabinete da Qualidade da Base Aérea de Monte Real (1998-2001), participou como planner na modificação das aeronaves F-16 (2001-2004), esteve colocada na representação da Força Aérea na OGMA, SA (2004-2006), foi gestora de frota do EH101 (2006-2008) e adjunta para a logística na Divisão de Recursos da Força Aérea (2008-2010). Em 2010 foi colocada no então Instituto de Estudos Superiores Militares onde desempenhou funções de docente até 2015.
Nessa data assumiu funções de chefe da 4ª repartição da DMSA onde ficou responsável pela manutenção das aeronaves de instrução da Força Aérea até 16 de setembro de 2017. Em paralelo, e desde 2012, acumula com a função de docente na Academia da Força Aérea.
Da sua folha de serviços constam diversos louvores e condecorações de que se destacam: a Ordem Militar de Avis – Grau Dama, uma medalha de Serviços Distintos, duas Medalhas de Mérito Militar e a Medalha de Comportamento Exemplar.
Desempenha actualmente funções como subdirectora-geral de Política de Defesa Nacional no Ministério da Defesa Nacional.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL