Escuteiros Marítimos da Figueira da Foz assinalam 90.º aniversário da fundação

Em outubro de 1935, os padres Manuel Pinheiro e José dos Santos, secretariados por Manuel Guimarães, deram início às atividades do escutismo católico, com um pequeno grupo de escuteiros, na paróquia da Figueira da Foz, o qual foi filiado, em abril de 1936, no Corpo Nacional de Scouts, com o n.º 15 a nível nacional, 12 anos depois de o escutismo católico ter dados os primeiros passos, em 1923.
No passado sábado, numa eucaristia de Ação de Graças, 90 anos depois, os Escuteiros Marítimos da Figueira da Foz evocaram esse momento da sua fundação, no dia em que iniciaram as atividades de mais um ano escutista.
«Ao longo de 90 anos, o grupo que começou com o número 15 e que agora é o 235 do Corpo Nacional de Escutas (depois de uma reestruturação da organização nacional, em meados do século XX), tem mantido a sua atividade de forma ininterrupta, assumindo um papel importante na formação de crianças e jovens comunidade da Figueira da Foz».
Em abril de 1993, o agrupamento, reconhecendo a riqueza que a proximidade com o meio aquático proporciona ao nível do escutismo, faz a sua transição de terrestre para marítimo, privilegiando a ação educativa neste meio que tão caro é às gentes da foz do Mondego.
Atualmente, o Agrupamento dos Escuteiros Marítimos da Figueira da Foz, conta com 120 elementos, distribuídos por 27 Lobitos (6-10 anos), 35 Moços (10-14 anos), 18 Marinheiros (14-18 anos), 18 Companheiros (18-22) e 22 Dirigentes (adultos no Escutismo).
No final da eucaristia de Ação de Graças pelos 90 anos de atividades do agrupamento, que teve lugar no passado dia 4 de outubro, na Igreja Matriz da Figueira da Foz, na qual também marcou presença Nuno Castela Canilho, chefe regional da Região de Coimbra do Corpo Nacional de Escutas, João Garcia, atual chefe do Agrupamento 235, destacou o grande sentido de responsabilidade que os escuteiros do 235 assumem por serem «os fiéis depositários de um legado tão valioso», olhando para, pelo menos, os próximos 90 anos com um profundo espírito de missão e de entrega aos que lhes são confiados.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL