SMS monitoriza parte da Ribeira de Seiça

A SMS - Associação dos Amigos do Convento de Santa Maria de Seiça inscreveu-se no «Projeto Rios» e participa com a adoção de 500m da Ribeira de Seiça (Ponte da Cerca em direcção ao Casenho). 
Uma medida em conformidade com os objectivos da associação: proceder a estudos e investigações nas várias áreas de interesse ambiental, cultural e socioeconómico.
Desta forma, dia 28 maio, entre as 9 e as 12h30 os associados e amigos da SMS são convidados a participar na monitorização de primavera da Ribeira de Seiça. O ponto de encontro é às 9h00 em frente ao Mosteiro de Santa Maria de Seiça.

Juntamente com os parceiros, Grupo 10 dos Escoteiros (Figueira da Foz), Biblioteca Municipal da Figueira da Foz e com o apoio do kit de monitorização do «Projeto Rios» e dos monitores Cátia Marques (engenheira do Ambiente) e Carlos Gonçalves (biólogo), ambos investigadores do Laboratório MAREFOZ-UC, proceder-se-á à monitorização da qualidade da água e identificação de espécies ripícolas. Para facilitar a sua identificação e também para contribuir para o registo da biodiversidade do concelho da Figueira da Foz, a SMS sugere aos participantes que descarregarem para o telemóvel a aplicação da Associação BioDiversity4all.
A Aplicação iNaturalist  pode ser descarregada para iPhone ou Android.

Em todo este processo serão contabilizadas as espécies invasoras e estudado o ecosistema fluvial. Após preenchimento da «ficha de campo», os dados serão enviados para a coordenação nacional do «Projeto Rios». A acção termina com um picnic partilhado junto à capela de Seiça. 
A direcção da SMS aconselha o uso de calçado apropriado ao campo, água, repelente de insetos e protector solar.
A inscrição é obrigatória e pode fazer-se aqui.
Inscreva-se aqui: 
https://forms.gle/PDY1gwYbyWBYyPB37

«Projeto Rios»
 
Trata-se de um projeto que visa a participação social na conservação dos espaços fluviais, procurando acompanhar os objectivos apresentados na Década da Educação das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável e contribuir para a implementação da Carta da Terra e da Directiva Quadro da Água.
O Projeto Rios surgiu em 1997 na Catalunha, revelando-se um sucesso contando já com cerca de 1.000 grupos. Através da ASPEA - Associação Portuguesa de Educação Ambiental, o Projeto Rios estendeu-se a Portugal em 2006. A coordenação em Portugal é exclusivamente da ASPEA.
Em Portugal, desde 2006 e até 2019, 577 troços de rio/ribeira foram adoptados em 141 municípios e 289 Km de rio/ribeira adoptados em 20 distritos.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL