PSD apresenta moção pela defesa do Colégio de Quiaios

Na passada semana, a Assembleia de Freguesia de Quiaios aprovou uma moção a declarar apoio à continuidade da oferta do Ensino Público (2º e 3º CEB) na Freguesia de Quiaios, na qual exige que a Câmara Municipal da Figueira da Foz se pronuncie publicamente sobre a manutenção do Colégio de Quiaios como uma oferta às freguesias mais a norte do concelho.
Em comunicado, a Comissão Politica de Secção do PSD/Figueira da Foz refere que “preocupados com a deslocalização ou suprimento de serviços na freguesia, os elementos eleitos pelo PSD (António Marinheiro, Carlos Rabadão, Aldina Sá e Victor Cabete) apresentaram uma moção que foi aprovada por maioria, com os votos contra do elemento da CDU e de um elemento do PS”.

Moção

“A qualidade de vida duma população é em grande parte influenciada pela disponibilidade de serviços que lhe são disponibilizados. Esta disponibilidade é normalmente o que determina que uma população se fixe, acreditando que o acesso aos serviços se mantém, e que é constantemente desenvolvido um esforço pelos responsáveis políticos para que a sua oferta aumente bem como as condições de acesso aos mesmos sejam melhoradas.
Por sua vez, a falta desta oferta, a deslocalização ou suprimento de serviços, leva a que não só não haja uma fixação da população ou de novos agregados, como a que a própria população residente se deslocalize e se fixe noutros locais onde o acesso a estes serviços lhes está facilitado. Esta migração nem sempre corresponde a uma melhoria directa na qualidade de vida, mas acontece pelo simples facto de que a actividade do dia-a-dia lhe seja facilitada.
As recentes notícias sobre a suspensão de criação de novas turmas pelos Colégios com Contractos de Associação, nomeadamente no caso do Colégio de Quiaios, único no Concelho da Figueira da Foz com esta tipologia, têm como efeito imediato ou a curto prazo o encerramento desta instituição, que abrange várias freguesias do norte do concelho.
A disponibilidade deste serviço na Freguesia de Quiaios, a par de outros, contribui para a oferta fundamental que permite que uma população mais jovem se fixe, contribua para a descentralização e desenvolvimento da Freguesia, por oposição à constante fuga e centralização nos centros urbanos. Esta centralização implica o abandono das populações rurais, o envelhecimento e ostracização das suas gentes.
Ao abdicar da defesa destes princípios, ao abdicar da disponibilização destes serviços, os responsáveis políticos não estão a cumprir o seu dever perante a população que os elegeu e neles confiou na defesa dos seus interesses e bem-estar.
Pelo exposto, e por proposta dos elementos do PSD eleitos pela Coligação Somos Figueira à Assembleia de Freguesia de Quiaios, a Assembleia deliberou:
• Declarar apoio à continuidade da oferta do Ensino Público, 2.º e 3.º CEB, na Freguesia de Quiaios.

• Exigir à Câmara Municipal da Figueira da Foz que se pronuncie publicamente sobre a manutenção do Colégio de Quiaios como uma oferta às freguesias mais a norte do concelho.

• Enviar esta deliberação ao Sr. Presidente da Câmara Municipal bem como a todos os Srs. Vereadores.

• Enviar esta deliberação ao Sr. Presidente da Assembleia Municipal da Figueira da Foz”.

 

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL