Margarida Balseiro Lopes, ministra da Cultura, Juventude e Desporto, esteve no concelho da Figueira da Foz na passada sexta-feira, dia 10 de abril, de visita a vários equipamentos culturais e desportivos, nomeadamente o complexo da piscina-mar, cujo protocolo de concessão à ENATUR foi assinado em julho de 2025.
Face ao recente indeferimento do projeto de reabilitação apresentado pela concessionária, e tendo em conta a relevância da reabilitação de um dos equipamentos mais emblemáticos da Figueira da Foz e à posição do presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Pedro Santana Lopes, que considera “necessário chegar a um consenso entre o que é tecnicamente aceitável do ponto de vista da conservação e do ponto de vista do investidor”, Margarida Balseiro Lopes agendou para ontem, segunda-feira, dia 13 de julho, uma reunião entre o município o Património Cultural IP e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.
A CCDR-C fez-se representar pela sua vice-presidente, Sofia Carreira, pela diretora da Unidade de Cultura, Margarida Perrolas, e pela arquiteta Ana Moreira. Já o Instituto do Património esteve representado pela Vice-presidente do conselho diretivo do património cultural, Ana Catarina de Sousa, pelo diretor do Departamento de Bens culturais, Paulo Dias Duarte, e pelo arquiteto Jorge Rua Fernandes. Por parte do executivo municipal estiveram o presidente, Pedro Santana Lopes, e os vereadores executivos Ricardo Silva, Cláudia Rocha e João Martins.
Pedro Santana Lopes tem vindo a alertar para a situação do complexo piscina-mar há algum tempo. «Trata-se de uma situação de abandono de décadas e consequente degradação de um imóvel classificado, situado no coração da cidade, que se verifica à vista de todos, e que urge reverter».
|
Inicie sessão
ou
registe-se
gratuitamente para comentar.
|

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.
design by ID PORTUGAL