O Município de Montemor-o-Velho, no atual quadro de inundações que atingem grande parte do território, decidiu cancelar a edição deste ano do Festival do Arroz e da Lampreia.
“O rio, que nos dá alimento, lazer e uma paisagem de sonho, hoje transborda das suas margens e invade campos, ruas, casas e transforma a nossa vida. O rio que é imagem e marca do festival mais saboroso da região, condiciona, em 2026, a realização do nosso Festival do Arroz e da Lampreia - sabores do campo e do rio”, refere o município adiantando ainda que “um festival que tem o campo, o rio, os sabores, as gentes e a identidade do Baixo Mondego como baluartes não pode realizar-se quando todos esses símbolos estão em risco”.
Adianta a autarquia presidida por José Veríssimo que “agora é hora de centrarmos a nossa garra, a nossa força e a nossa energia, aquela que o Baixo Mondego, os campos e o rio nos imprimiram, para a prevenção e para a recuperação. Vamos renascer com ainda mais força. Não somos de baixar os braços. E andamos de mangas arregaçadas a cuidar, todos os dias, da nossa população, do nosso território e do que nos faz maiores”.
Em resumo, “este não vai ser o ano do Festival do Arroz e da Lampreia. Mas os nossos sabores vão continuar a andar na boca do mundo. Voltamos em 2027 com os sabores mais reconfortantes, os nossos. E com forças redobradas: as de um território que cuida de si e dos seus”.
|
Inicie sessão
ou
registe-se
gratuitamente para comentar.
|

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.
design by ID PORTUGAL