«Bonecos» de José Carlos contam o mostram a vida na Figueira da Foz

José Carlos, cartoonista, está a expor desde o passado sábado, na sala de teatro na Assembleia Figueirense, um conjunto de trabalhos miniaturas, fruto de uma vida que em pequenas peças conta a vida da Figueira da Foz.
As miniaturas têm sido as peças mais em evidência, retratam as mais diversas profissões que que existiram no passado, desde o pescador, ao fotógrafo, marceneiros, latoeiros, sapateiros, tanoeiros, bananeiro, engraxador, padeiro, recoveiro, carteiro, ardina, guarda noturno, carvoeiro, amolador, polícia, gravateiro, mulher das pevides e tantas outras profissões. Junta a todos esses trabalhos algumas das suas localizações emblemáticas (prédios), com realce para a Casa da Mãe onde nasceram gerações de figueirenses. Dentro dessa área tem feito imensos trabalhos dedicados às freguesias, onde sobressaia a agricultura, a criação do gado leiteiro, destacando-se as «Leiteiras de Santana».
"É uma mostra extraordinária" como reconheceu Pedro Santana Lopes na inauguração da exposição, que mostra o que foi a vivência e a vivacidade de um concelho num passado recente, "merece ficar perpetuada no futuro" para que as novas gerações saibam o que foi a Figueira da Foz. O presidente da Câmara Municipal disponibilizou-se para arranjar um local onde a mostra, com centenas de miniaturas, possa ficar em permanente exposição e assim enriquecer o roteiro turístico do concelho.
O cartoonista Zé Carlos, de seu nome José Carlos Costa Ferreira, é figueirense de gema e nasceu no dia 3 de outubro de 1946. Tendo concluído o curso de carpinteiro-marceneiro na então Escola Industrial e Comercial (hoje Escola Bernardino Machado) tirou, anos mais tarde, o bacharelato na área da construção civil como Agente Técnico de Arquitetura e Engenharia.
Desde cedo que o seu jeito para o desenho se evidenciou. O seu traço inconfundível já lhe valeu o direito de ser um nome incontornável no exigente Mundo das Artes.
Dedicou-se às coletividades onde já levou a efeito várias mostras de trabalhos seus e de outros artistas, por entender que a cultura não deve ser exclusivamente citadina.
Com vastas e reconhecidas participações em diversas exposições, é na caricatura e sobretudo no cartoon que Zé Carlos desenvolve a sua arte. Ultimamente é também na criatividade de troféus que é bastante apreciado e solicitado.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL