Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho compromete-se pela Sustentabilidade do Planeta Terra

Esta manhã perto de um milhar de alunos da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho realizou uma Caminhada pela Sustentabilidade do Planeta Terra, saindo da escola em direcção à Praça da Europa Manuel Alfredo Aguiar de Carvalho, em frente à Câmara Municipal.
A comitiva foi recebida pelo presidente da autarquia, Carlos Monteiro, acompanhado pelos vereadores Diana Rodrigues e Nuno Gonçalves. Carlos Santos, director da Escola, entregou ao edil o «compromisso da escola pela sustentabilidade».
Carlos Monteiro deu conta de alguns projectos em curso ou a implementar no concelho no âmbito da promoção das boas práticas ambientais, entre eles o programa de bicicletas partilhadas pelo concelho e «A bicicleta vai à escola», neste caso direccionada aos alunos até ao 6.º ano de escolaridade.
Adiantou ainda o presidente da autarquia estar em fase de experimentação um sistema de regra «inteligente», accionado pelo próprio solo mediante determinadas especificidades.
Por outro lado, na Avenida 1.º de Maio, será criado o Bosque Aventura, um espaço de fruição pública e que agrega ainda equipamentos de lazer explorados por privados.
Carlos Monteiro sublinhou também estar para breve a aposta numa campanha no sentido de incentivar à utilização de copos reutilizáveis em detrimento dos de plástico.
Por fim, o autarca adiantou que no concelho da Figueira da Foz, de 2017 para 2018, o número de resíduos (domésticos) separados por habitante aumentou de 30 para 38 quilos, revelando que “o nosso objectivo para 2020 é passar para 46 quilos por habitante”.
Esta iniciativa fez parte do programa geral de comemoração do 50.º aniversário da inauguração do edifício da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho.
No final da caminhada, os alunos deram corpo à uma recriação da tabela periódica no parque das Abadias.
A sessão solene que assinala a data terá lugar esta tarde, no Auditório Dr. Joaquim de Carvalho pelas 15h30. O programa encerra com um jantar comemorativo, no refeitório da escola, pelas 20h30.

(...)

Compromisso da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho da Figueira da Foz pela Sustentabilidade do Planeta Terra

Pela sustentabilidade do Planeta Terra, a Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho compromete-se a:

1. No âmbito da missão da Escola Pública, continuar a desenvolver uma educação e um ensino que dê prioridade ao respeito e salvaguarda do ambiente e da natureza e que forme nos alunos a consciência de sustentabilidade.

2. Incentivar a comunidade educativa a optar pela mobilidade não poluente, deslocando-se para a Escola a pé ou de bicicleta.

3. Reforçar os espaços verdes que envolvem a Escola com espécies que assegurem a biodiversidade e que não exijam grandes recursos hídricos.

4. Criar nos alunos práticas de alimentação saudável, em detrimento da “fastfood”, oferecendo apenas no bufete e cantina da Escola alimentos diversificados e saudáveis.

5. Continuar a desenvolver nos alunos a consciência da importância de comportamentos que promovem a saúde e o bem-estar, designadamente na prática de exercício físico.

6. Promover a consciência e responsabilidade ambiental e social nos alunos, incentivando-os a trabalhar colaborativamente para o bem comum, com vista à construção de um futuro sustentável.

7. Adotar práticas que assegurem a preservação ambiental:

7.1. eliminar a utilização de todos os plásticos;

7.2. fazer a separação de todos os resíduos;

7.3. reduzir o consumo de água, de energia e de produtos de limpeza;

7.4. utilizar preferencialmente, como forma de comunicação entre os vários elementos da comunidade educativa, a comunicação digital, em prol da redução do consumo de papel.

Em suma, a Comunidade Joaquim de Carvalho compromete-se a agir de forma sustentável e ambientalmente responsável como contributo para a salvaguarda do futuro do Planeta Terra.

O director,
Carlos Alberto Pais dos Santos

O presidente do Conselho Geral
João José da Silva Santos

O presidente da Associação de Estudantes
Diogo Luís Fernandes Tomázio

O presidente da Associação de País e Encarregados de Educação
Pedro Nuno Toscano de Almeida

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL