Na madrugada desta quinta-feira, aos 83 anos de idade, morreu Álvaro Laborinho Lúcio. Foi secretário de Estado da Administração Judiciária e ministro da Justiça em 1990, durante o Governo de Cavaco Silva, e ministro da República para os Açores, em 2003, durante a Presidência de Jorge Sampaio.
Laborinho Lúcio, jurista e professor universitário, licenciado em Direito na Universidade de Coimbra, foi autor de vários livros sobre ciências jurídicas.
Foi também procurador da República junto do Tribunal da Relação de Coimbra, inspetor do Ministério Público, procurador-geral adjunto da República, diretor da Escola da Polícia Judiciária e do Centro de Estudos Judiciários.
Laborinho Lúcio era presença marcante na Figueira da Foz, em diversos contextos, entre eles as 5as de Leitura, promovidas pela Câmara Municipal da Figueira da Foz.
Presidente da República evoca Laborinho Lúcio
«O Presidente da República manifesta a profunda consternação pela morte do Juiz Conselheiro Jubilado Álvaro Laborinho Lúcio, figura cimeira no domínio da Justiça.
Laborinho Lúcio esteve sempre à frente do seu tempo, aliava as suas ímpares qualidades profissionais a uma cultura humanística, a uma ética cívica e a um elevado sentido de serviço ao País.
Ecuménico na sua personalidade e na sua projeção na sociedade portuguesa, influenciou sucessivas gerações de juristas, sempre com trato afável e enleante.
Ao longo da sua vida exerceu elevados cargos ao serviço de Portugal, nomeadamente ministro da Justiça, ministro da República para os Açores, deputado, diretor do Centro de Estudos Judiciários.
Sempre na defesa dos direitos humanos, sempre na procura permanente da defesa intransigente dos direitos das crianças em todas as suas dimensões.
O Presidente da República, que perdeu hoje um amigo, apresenta à sua Família, ao Supremo Tribunal de Justiça e aos amigos de Laborinho Lúcio as mais sentidas condolências».
Inicie sessão
ou
registe-se
gratuitamente para comentar.
|
O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.
design by ID PORTUGAL