«Estudar a CD9 como nova estratégia terapêutica para a dor neuropática após lesão da medula espinhal», da autoria de Isaura Martins, da Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa, é o projeto vencedor da Bolsa para Investigadores em Dor, promovida da Fundação Grünenthal em parceria com a Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED).
A pesquisa concentra-se na proteína CD9, que parece desempenhar um papel crítico na forma como o corpo responde à lesão medular. O objetivo será compreender como a CD9 contribui para a inflamação nervosa e a dor e assim identificar novas estratégias terapêuticas que possam ajudar indivíduos com lesões na medula espinhal a reduzir a dor crónica.
Como esclarece a investigadora, as lesões na medula espinhal levam frequentemente a déficits motores que também estão associados a dor crónica, afetando significativamente a qualidade de vida do doente. A CD9 é encontrada nos pericitos, que são células que circundam os vasos sanguíneos, e nas células imunitárias, ambas contribuindo para a fisiopatologia da lesão. Pesquisas iniciais sugerem que a CD9 afeta a maneira como os pericitos e as células imunes podem interagir com a medula espinhal lesionada, influenciando não apenas a recuperação motora, mas também a função sensorial (sensação térmica — dor).
Durante o próximo ano, pretende-se compreender mais a fundo como a CD9 contribui para o desenvolvimento da dor crónica, uma condição que afeta vários doentes e que ainda é pouco estudada.
A equipa de investigação, liderada por Isaura Martins, é composta por Dalila Neves-Silva, Isa Mota e Madalena Pires, do Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS), Católica Medical School, da Universidade Católica Portuguesa.
A cerimónia de entrega da bolsa teve lugar no X Encontro das unidades de Dor, no dia 18 de outubro.
Legenda - da esquerda para a direita:
Isaura Martins, José Quintino (Fundação Grünenthal) e Filipe Antunes (presidente da APED)
Inicie sessão
ou
registe-se
gratuitamente para comentar.
|
O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.
design by ID PORTUGAL