Faleceu Francisco Pinto Balsemão

Antigo primeiro-ministro (9 de janeiro 1981 a 9 de julho 1983) e fundador do grupo Impresa, dono da SIC e do Expresso, fundador do PPD/PSD, presidente do PSD (13 dezembro 1980 a 27 de fevereiro 1983), Francisco Pinto Balsemão morreu, esta esta terça-feira, aos 88 anos.

Presidente da República evoca Francisco Pinto Balsemão

Portugal perdeu, hoje, uma das personalidades mais marcantes dos últimos sessenta anos. Na política, na sociedade, na afirmação da liberdade de expressão e de imprensa.
Na política, Deputado da Ala Liberal, e, nela, coautor dos projetos de revisão constitucional, lei de imprensa, lei de reunião e associação e lei de liberdade religiosas, para mudar o Portugal do final de sessenta e início de setenta.
Depois do 25 de Abril, fundador do PPD, hoje PSD, Vice-Presidente da Assembleia Constituinte, Parlamentar, Governante, Presidente do Partido e Primeiro-Ministro, durante a revisão constitucional que pôs termo ao Conselho da Revolução, com a transição para a Democracia plena, longevidade, Conselheiro de Estado.
Desde os anos 70 do século passado até ao novo século, dos políticos portugueses com efetiva projeção externa, em particular na Europa e nos EUA.
Na sociedade, integrando ou liderando causas, movimentos de opinião e instituições europeístas, euroafricanas e latino-americanas e transatlânticas.
Na afirmação da liberdade de expressão e de imprensa, militando contra a censura e o exame prévio, fundando o Expresso antes do 25 de Abril, criando um novo grande grupo de comunicação social, elaborando a primeira lei de imprensa democrática, integrando o Conselho de Imprensa, lançando a SIC, revolucionando o que era a informação no final da ditadura e no início da Democracia.
Visionário, pioneiro, criativo, determinado, batalhador, democrata, social-democrata, europeísta e atlantista, esteve em quase todos os combates de meados dos anos sessenta até hoje.
Portugal não o esquece.
Portugal nunca o esquecerá.

Marcelo Rebelo de Sousa

Nota biográfica de Francisco Pinto Balsemão, vencedor do Prémio Universidade de Coimbra 2024

Francisco Pinto Balsemão é fundador e Presidente do Grupo Impresa. É também o acionista maioritário da Impreger que, por sua vez, detém a maioria do capital da Impresa.
A Impresa detém a totalidade do capital da SIC – Sociedade Independente de Comunicação, SA (proprietária dos canais SIC, SIC Notícias, SIC Mulher, SIC Radical, SIC Internacional, SIC K, SIC Caras e Txillo, e das plataformas de streaming Opto e Advnce). Detém também a totalidade do capital da Impresa Publishing, SA (proprietária dos títulos Expresso e Blitz). A Impresa detém ainda 100% da InfoPortugal, que inclui o site Olhares.
Antes do 25 de Abril, foi um dos deputados mais ativos da chamada Ala Liberal. Depois do 25 de Abril, foi fundador do Partido Social Democrata (1974), deputado e Vice-Presidente da Assembleia Constituinte (1975), deputado à Assembleia da República em 1979, 1980 e 1985, Ministro Adjunto no VI Governo Constitucional (1980), primeiro-ministro dos VII e VIII Governos Constitucionais (1981-83).
É membro do Conselho de Estado desde julho 2005.
Doutorado Honoris Causa pela Universidade Nova de Lisboa (abril 2010), pela Universidade da Beira Interior (outubro 2010) e pela Universidade Lusófona (fevereiro 2023).
É Presidente do Júri do Prémio Pessoa (desde 1987), Presidente da Mesa do Conselho Geral do Instituto Francisco Sá Carneiro (desde 1998), Presidente do Conselho Geral da AEM - Associação de Empresas Emitentes de Valores Cotados em Mercado (desde 2014), Presidente do Conselho Geral da PMP – Plataforma de Media Privados (desde 2014), Presidente da Comissão Diretiva dos Encontros de Cascais (desde 2018), membro do Conselho Geral da APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação (desde 2019) e Membro do Conselho Estratégico da Universidade Lusófona (desde 2023).
Foi Presidente do “European Publishers Council” (1999-2014), membro do “Steering Committee” do “Bilderberg Meetings” (1983-2015), membro não executivo do Conselho de Administração do “Daily Mail and General Trust plc” (2002-2017), Conselheiro Externo do Presidente da 72ª Assembleia-Geral da ONU (setembro 2017 – setembro 2018) e membro do Comité de Direção (maio 2004 – julho 2022) e Copresidente (novembro 2018 – julho 2022) do Foro Iberoamérica.

Perfil e foto: DR/Universidade de Coimbra

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL