A inauguração da ponte Edgar Cardoso foi um dos primeiros actos do programa alusivo às comemorações do centenário da Figueira da Foz, que se realizou às 16 horas do dia 12 de março de 1982, presidido pelo Presidente da República General Ramalho Eanes e o Primeiro-ministro Pinto Balsemão, que trouxe mais quatro ministro entre outras individualidades.
Esta data foi escolhida pela Comissão do Centenário, porque a 12 de março de 1771 D. José tinha elevado a Figueira da Foz à categoria de Vila.
Milhares de pessoas estiveram na ponte a assistir à inauguração, conforme se pode ver nas imagens captadas pelo jornalista José Santos.
Perfil
A ponte Edgar Cardoso sobre o rio Mondego foi a primeira ponte de tirantes construída no território europeu de Portugal e abriu ao tráfego em 1982. O seu projecto é da autoria do professor Edgar Cardoso.
Esta infra-estrutura tem uma extensão total de 1421 m.
Compõe-se de dois viadutos de acesso e de uma ponte de tirantes. O tabuleiro da ponte compreende 2 tramos extremos com 90 m cada um e um tramo intermédio, que vence o vão entre as duas torres, com 225 m. Importa referir a existência, a meio do tramo intermédio, de um segmento simplesmente apoiado de tabuleiro, com 30 m de extensão.
Trata-se de uma estrutura mista de aço e betão, suportada por duas torres e por dois pilares de transição. Do topo de cada uma das torres partem 6 pares de tirantes que suspendem as duas vigas principais laterais do tabuleiro em secções equidistantes, afastadas de 30 m entre si. Os tirantes são constituídos por fios paralelos de aço de alta resistência.
Inicie sessão
ou
registe-se
gratuitamente para comentar.
|
O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.
design by ID PORTUGAL