Maiorca recebe Festa do Divino Senhor da Paciência de 18 a 23 de novembro

Entre os dias 18 e 26 de novembro vão decorrer as festividades em honra do Divino Senhor da Paciência em Maiorca, a figura religiosa com mais devoção nesta freguesia.

Programa:
Dia 18
18h30 – Missa na Igreja Matriz, seguida de procissão para a Capela do Senhor da Paciência, acompanhada pela Banda da Associação Musical União Filarmónica Maiorquense, que irá transportar a imagem do Senhor da Paciência para a Igreja Matriz.

Dia 19
9h00 – Arruada pela Banda Filarmónica Maiorquense
16h00 - Missa na Igreja Matriz acompanhada pela Banda da Associação Musical União Filarmónica Maiorquense, seguida de procissão com 4 paragens, para cantar os Passos do Senhor «Miserere». As cerimónias do dia 19 irão ser presididas pelo Bispo de Coimbra, Virgílio do Nascimento Antunes.

Dia 24
21h00 - Oração musical com a participação do Coro Litúrgico da Imaculada Conceição de Tentúgal, na Igreja Matriz de Maiorca.

Dia 25
21h00 - Momento Penitencial e Terço, na Igreja Matriz.

Dia 26
16h00 - Missa na Igreja Matriz seguida de procissão de regresso da imagem do Senhor da Paciência da Igreja Matriz para a sua capela, acompanhada pela Banda da Associação Musical União Filarmónica Maiorquense.
Esta romaria é feita com os semblantes escondidos na escuridão, iluminados apenas pelas velas que os fiéis levam na mão.

A devoção do Divino Senhor da Paciência por parte dos habitantes de Maiorca teve origem no século XVII, sendo que a imagem do Senhor da Paciência começou por ser colocada num nicho por uma devota mulher de nome Mariana Monteiro em 1666.
A capela nas Cruzes, em sua honra só começou a ser construída em 1707, tendo sido concluída em 1712, com esmolas do povo, que resultavam das suas orações e promessas. Mas foi na sequência do terramoto que ocorreu em novembro de 1755, um pouco por todo o litoral de Portugal, que o povo de Maiorca começou a realizar as três procissões para evocar o Divino Senhor da Paciência, para pedir auxílio e socorro, passando-se a realizar-se desde então no 3º e 4º fins de semana de novembro.
Em 1825 a capela sofreu obras de remodelação que passou a ter o aspeto que ainda hoje conserva. O seu átrio sofreu obras de remodelação e ampliação em 2009 e 2010.
Esta festividade tem a particularidade de ser exclusivamente religiosa, sem foguetes e sem componente profana. As suas três procissões nocturnas atraem todos os anos centenas de devotos que pagam as suas promessas, muitas rastos e de joelhos, a par de dezenas de crianças vestidas de várias figuras religiosas.
A própria composição musical que a Banda de Maiorca executa nas procissões, uma marcha fúnebre, só é tocada por ocasião das festividades do Senhor da Paciência, uma vez que foi composta há muitos anos, no século XIX, para ser executada exclusivamente nestas festividades.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL