O município da Figueira da Foz comemora, durante o mês de agosto, mais um aniversário do Núcleo Museológico do Sal, o 12º, com um conjunto diversificado de iniciativas - (A) gosto com Sabor a Sal, que tem por objectivo oferecer uma vida bem condimentada, várias sensações, emoções e experiências aos figueirenses e todos quantos visitam a Salina Municipal do Corredor da Cobra e o espaço museológico.
O programa de actividades teve início domingo passado (4 de agosto), pelas 15h00, com uma mostra de sal e ertesanato, uma sessão de pintura ao vivo, promovida pela MAGENTA – Associação Artistas pela Arte, na qual participaram 13 artistas plásticos. A escolha das obras vencedoras - Rosário Pedro (1º lugar, Madalena Macedo (2º lugar) e João Pais (3º lugar) - coube ao público.
Ao final da tarde foram entregues os prémios da 2ª edição do concurso «Sol a Sal», promovido pelo MAREFOZ, com o apoio, nomeadamente, do município da Figueira da Foz, da Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz, da Incubadora do Mar e Indústria da Figueira da Foz e do Turismo Centro de Portugal. O concurso teve como objectivos a valorização de produtos diferenciados no sector do sal e do turismo associado à actividade salineira (rotas pedestres e bem-estar), bem como o incentivo à inovação no sector do sal.
A Casa do Sal da Figueira da Foz, de José João Rodrigues, ganhou o prémio «Produto Diferenciado», com «Flor de sal com mel de abelhas». Este prémio foi atribuído por todos quantos ao longo da tarde passaram pelo Núcleo Museológico do Sal e provaram os vários produtos a concurso na categoria.
Das várias ofertas entregues ao vencedor, destaque para a da ACIFF - um espaço de divulgação para os produtos Casa do Sal, na «Figueira Sea - Sustainable Expo Alliance» – Feira do Mar e da Sustentabilidade, que irá realizar-se de 25 a 28 de setembro, na Praça do Forte.
A categoria «Produto Serviço Turístico» foi ganha pelo projecto «Time Off», de Luís António Rodrigues Carlos, que recebeu do município a ocupação de um espaço no Coworking - Mercado de Ideias, por um ano, de forma gratuita.
A vice-presidente da Câmara Municipal, Ana Carvalho, destacou na sua intervenção a importância da implantação do MAREFOZ na Figueira da Foz, que teve como propósito “precisamente apoiar empresas que queiram desenvolver a sua área de negócio no salgado da Figueira. Negócios sustentáveis que valorizem um património natural único”.
As comemorações prosseguem no próximo fim de semana, com a manhã de sábado, dia 10 de agosto, a ser dedicada ao desporto e lazer, com um passeio de kayak, promovido pelo Kayak Clube da Figueira da Foz. Os interessados podem inscrever-se através de correio electrónico: nucleo.sal@cm-figfoz.pt e museu@cm-figfoz.pt .
No domingo, dia 11 de agosto, realiza-se a segunda edição do evento «4 Estações», desta feita de Verão, dinamizado pela Figueira Sal - Associação de Produtores de Sal e Salicórnia da Figueira da Foz. As inscrições podem ser efectuadas na página de facebook da Associação, via telemóvel 965 321 513, ou correio electrónico: info@figueirasal.pt.
Inicie sessão
ou
registe-se
gratuitamente para comentar.
|
O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.
design by ID PORTUGAL