Para continuar a assinalar o 16º aniversário da iniciativa de promoção e incentivo ao livro e à leitura - «5as de Leitura», dia 20, pelas 21h30, Mafalda Anjos irá expor, num diálogo permanente com as telas patentes na exposição «João Reis (1889- 1982) – A Intuição da Pintura», no Museu Municipal Santos Rocha, e com o público e a moderadora da sessão - a crítica literária e professora Teresa Carvalho-, as suas facetas de jornalista e escritora.
Mafalda Anjos lançou em 2024 a obra «Carta a um Jovem Decente», um livro que a autora considera ser “um modestíssimo contributo para a (re)construção de uma ideia de decência, a pensar sobretudo nos jovens, mas também nos pais, avós, educadores, e em todos os que se interessam pela vida pública”.
A 25 de novembro, pelas 21h30, será a vez de a rapper, letrista e escritora Capicua, marcar presença com o diseur Isaque Ferreira – poeta, programador cultural e bibliófilo portuense, no Auditório Madalena Biscaia Perdigão, no espaço «Poema e Letra».
A palavra falada, cantada e escrita ganha mais força e poder a cada sessão destes projetos, que o Município e a Biblioteca Pública Municipal Pedro Fernandes Tomás promove como fóruns de reflexão e partilha intergeracional, incentivo à leitura e promoção do livro.
BIO: Mafalda Anjos
Nascida em Paço de Arcos, Oeiras, em 1975, é jornalista e comentadora, colaborando com a CNN Portugal e a Antena 1. Foi diretora da revista Visão e fundadora das revistas Visão Saúde, Visão Biografia e A Nossa Prima. Licenciada em Direito, iniciou a carreira na revista Exame. É autora de «Carta a um Jovem Decente» (2024) e coautora de «A Psicologia da Estupidez na Política» (2023).
Bio: Ana Matos Fernandes, mais conhecida por Capicua
Nasceu no Porto nos anos 80 do século XX e descobriu a cultura Hip Hop nos anos de 1990. Tornou-se rapper nos anos 2000.
Socióloga de formação, acabou por fazer da música o seu principal ofício e é reconhecida pela sua escrita emotiva, feminista e politicamente engajada.
A sua discografia inclui duas mixtapes e três álbuns em nome próprio, um disco de remisturas, dois discos-livro para crianças com o projeto Mão Verde (editados em 2016 e 2022, com Pedro Geraldes, Francisca Cortesão e António Serginho), e também um disco colaborativo luso-brasileiro (Emicida, Rael e Valete) e um EP ao vivo.
Na última década, Capicua tem desenvolvido uma intensa atividade artística, incluindo concertos, workshops e projetos sociais e comunitários conquistando um público diversificado e colaborando com diversos artistas lusófonos.
De assinalar é também o seu percurso como letrista para outros intérpretes (Gisela João, Clã, Aline Frazão, Ana Bacalhau, Clã, entre outros), bem como a sua atividade como cronista na revista Visão (2015-2021) e, atualmente, no Jornal de Notícias.
Tem também somado várias experiências de escrita para teatro (de dramaturgia a bandas sonoras). É também autora de três livros para o público infantil.
Mais recentemente, integrou a equipa do programa «Cinco à Quinta». na Antena 1, como radialista.
|
Inicie sessão
ou
registe-se
gratuitamente para comentar.
|

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.
design by ID PORTUGAL