Neste primeiro subtexto não quero pesar as frases carregando-as com o subentendível. Prefiro usar o ponto final aparentemente abrupto, mas aberto ao entendedor como reticências... Só aparentemente se torna mais seco. A narrativa fica mais enxuta, por isso, mais rápida. Ele fica conciso, denso, mais exigente e estimulante ( - Ele quem? E para quem? ). Com menos fraseado digo o mesmo, sem desertificá-lo. Encurto-o ou estendo-o à conveniência. Uma palavra ou um verbo acertadamente colocados bastam uma frase inteira. Fraseiam sem cansarem. Escrever assim é uma arte elaborada, exige mais de ambos ( - Ambos? Quais? ).
Porém...
neste segundo subtexto digo que as adversativas também enriquecem a escrita, assim como também as adversidades são indissociáveis da vida, consequentemente, não sou um "escrevinhador" com um só estilo ou duma só mão, antes digo-me um emocional.
Não tenho amarras, tenho emoções, cordas partidas... um coração volúvel, instável, caprichoso e indomável!
Então... nessas alturas, o coração dispara a escrita num galope descontrolado, ela ziguezagueia, atropela regras, pontuações, conjugações, nomes, pronomes, complementos e tudo quanto naquele descaminho e desatino se atravesse à frente da inspiração desenfreada, a escorrer suor ensopado, sobre a beleza dos segredos que as palavras contêm e apenas revelam quando buriladas com amor e génio quase demenciais.
Ela reinventa-se sem obediência, nem respeito, pelas regras do bem escrever, porque é paixão, é mistério insubordinado a fórmulas... é bolo com sujeito, mas insujeita a nenhuma receita prévia...
Walter Ramalhete.
Figueira da Foz, 25 de Outubro de 2025.
Este texto foi escrito nos termos ortográficos anteriores ao actual (Des) Acordo Ortográfico. Reservados todos os direitos de autor.
|
Inicie sessão
ou
registe-se
gratuitamente para comentar.
|

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.
design by ID PORTUGAL