Montemor-o-Velho prepara-se para voltar a ser o coração do Natal no Centro de Portugal com mais uma edição do Castelo Mágico onde não faltará, como não podia deixar de ser, o Pai Natal e seus ajudantes.
Para o presidente da Câmara Municipal, José Veríssimo, o evento que foi apresentado esta segunda-feira no Salão Nobre dos Paços do Concelho, “é, ano após ano, uma experiência que se vive, que se sente e que fica para sempre”, que reforça a identidade do concelho e o projeta “no mapa natalício do país”.
Acompanhado pelos vereadores Vasco Martins e Ana Maria Ribeiro, o autarca sublinhou ainda que o Castelo Mágico “cria futuro: para o comércio, para as famílias e para o território”, agradecendo a todos os que tornaram possível preparar esta edição em tempo recorde.
Tiago Castelo Branco, da MOT, produtora do evento, elogiou a determinação do Município em garantir a continuidade e a qualidade do projeto, recordando que o Castelo Mágico “começou do zero” e, “ano após ano, se tem afirmado a nível nacional como um verdadeiro destino de Natal e das famílias”.
Sob o mote «Vem viver a magia», a 8ª edição pretende superar os 50 mil visitantes do ano anterior, voltando a abrir as portas a uma programação pensada para fazer sonhar visitantes de todas as idades, com novas atrações e surpresas como a mini roda gigante dirigida ao público infantil.
À semelhança dos anos anteriores, o preço de entrada mantém-se inalterado e todas as atividades estão incluídas no bilhete. O bilhete oferece ainda descontos na visita ao Penela Presépio e ao Portugal dos Pequenitos.
À comunidade educativa do concelho volta a ser oferecida entrada gratuita, através das visitas organizadas pelos jardins de infância e pelo 1.º ciclo do ensino básico de Montemor-o-Velho. Cada aluno/a recebe ainda um bilhete adicional para regressar ao recinto num dia à sua escolha, reforçando o compromisso do Município com a igualdade de acesso, a participação educativa e a construção de memórias em família.
A programação conta ainda com momentos especiais: as mascotes Masha e o Urso, no dia 6 de dezembro, e Bluey e Bingo, no dia 20 de dezembro, vão protagonizar mini shows e interações com o público, acompanhadas pelas personagens do Castelo Mágico: o Nico, a Infanta, o Abade João, o Fernão, a lontra Morinha e o Pai Natal. Também no dia 20, às 20h, realiza-se a Nico Magic Run & Party, uma caminhada noturna com efeitos especiais, neve artificial e muita animação, ligando as ruas da vila histórica ao Castelo.
Ao longo de 20 dias, o Castelo Mágico promete experiências encantadoras, animação permanente e atividades para todas as idades, oferecendo uma viagem inesquecível ao imaginário natalício para toda a família.
A partir de 29 de novembro e até ao dia 28 de dezembro, o Castelo Mágico vai estar aberto de sexta a domingo, bem como nos feriados de 1 e 8 de dezembro e nos dias 4, 11, 22 e 23 de dezembro, entre as 10h e as 19h. O percurso entre a vila e o Castelo pode ser feito gratuitamente através do Comboio Mágico.
Os bilhetes já estão disponíveis na Blueticket e, a partir de 29 de novembro, também nas bilheteiras físicas (junto à entrada do Castelo) e no comércio local autorizado.
O Castelo Mágico é promovido pelo Município de Montemor-o-Velho, produzido pela MOT e conta com as parcerias do Turismo Centro de Portugal, da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), do Município de Penela (Penela Presépio) e do Portugal dos Pequenitos / Fundação Bissaya Barreto.
Toda a informação disponível em www.castelomagico.pt
A viagem até ao Castelo
A própria viagem até ao topo das muralhas do Castelo de Montemor-o-Velho é parte da experiência: seja no comboio mágico, nas escadas rolantes ou a calcorrear as ruas do centro histórico da vila, a magia está sempre à espreita em Montemor-o-Velho.
Esta é uma oportunidade perfeita para, pelo caminho, os visitantes conhecerem e explorarem o acolhimento caloroso do comércio local, que também se veste de espírito Natalício, e descobrirem caminhos que são uma verdadeira aula viva de História.
O Comboio Mágico, que circula gratuitamente entre o estacionamento no Largo da Feira e a entrada do Castelo, faz também parte da magia. Nos dias do evento, o comboio está em circulação contínua entre a Vila e o Castelo, entre as 9h30-12h30, as 13h30-16h30 e as 17h00-19h30.
Atrações e atividades
Casa do Pai Natal
Casa do Nico e da Infanta
Carrossel
Arborismo
Pista de patinagem (com gelo natural)
Insufláveis
Slide e mini-slide
Baloiço mágico
Pinturas faciais
Modelagem de balões
Túnel de luz
Ice Tubing
Vídeo Booth 360º
Air Bungee
Expresso da Lapónia
Globo de Neve
Realidade Virtual
Árvore de Natal
Trenó do Pai Natal
Mercadinho e Praça de Alimentação
Animação de rua
Teatro e contos encenados,
Espetáculo de malabarismo com fogo
|
Inicie sessão
ou
registe-se
gratuitamente para comentar.
|

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.
design by ID PORTUGAL